10 TENDÊNCIAS TECNOLÓGICAS PARA 2011

Façam suas apostas!
Em sua edição de quinta-feira, o periódico Valor Econômico publicou uma lista das 10 tendências tecnológicas para o ano de 2011. Uma breve olhada nessa lista indica claramente o seu fio condutor: interatividade, mobilidade e convergência.

Claro que o fato destas tendências serem listadas não se torna garantia de que todas elas possam, de fato, acontecer e se consolidar, posto existir diferenças claras de gradação, difusão e adoção por parte dos consumidores. Por exemplo, na lista do ano passado publicada pelo mesmo periódico, duas dessas tendências tornaram-se verdadeiros “micos”: são elas o blue-ray e a realidade aumentada.

Eis a lista das 10 tendências tecnológicas para o ano de 2011:

1. Tablets – haja iPads, Galaxys, Androids e congêneres. Definitivamente, as “tabuletas mágicas” ganharam os corações e as mentes dos consumidores brasileiros…

2. Aplicativos – no rastro dos smartphones e dos tablets, a onda do momento é baixar softwares para turbinadar e personalizar as máquinas.

3. Banda larga – já que as operadoras de acesso residencial nos desprezam cada vez mais, a solução é apelar para as “maravilhosas” redes 3Gs das operadoras de telefonia móvel. Bem entendido, trata-se da típica situação do jogo de soma-zero. Ou melhor, do dilema entre a cruz e a calderinha. Ou melhor, como diriam os americanos, hell or high water

4. Software como serviço – se Deus está nos céus, o Google está nas nuvens!

5. TV fora da TV – seja via smartphones, tablets ou streaming, o lema do negócio é: quando quiser, com quem quiser e da maneira que quiser…

6. Redes sociais – haja Twitter, Facebook, Linkedin, blogs... E, de preferência, com “joguinhos” embutidos. Quanto mais, melhor!

7. Smartphones – o óbvio ululante…

8. Tecnologia 3D – apesar de não despertar tanto “frisson” nos EUA, os filmes em 3D caíram no gosto dos brasileiros. A próxima aposta dos fabricantes é a TV de LED utilizando essa tecnologia. Há controvérsias…

9. Mapas – se o Street View do Google virou mania entre os brasileiros, o Foursquare é uma tendência a ser considerada. Afinal, confiamos mais nas dicas dos nossos seguidores do que as oferecidas pelos órgãos tradicionais de comunicação.

10. Sites de compras coletivas – tudo bem que isso já “encheu o saco”, mas o fato é que a onda ainda não acabou! Afinal, estamos na Corrida do Ouro. The east is the best!

E vocês, meus caros leitores, concordam com essa tendência. Acrescentam algo? Suprimem algo? 
Anúncios
  1. janeiro 14, 2011 às 2:18 pm

    >E os e-readers? Continuarão crescendo ou serão substituídos pelos tablets?

  2. janeiro 14, 2011 às 6:02 pm

    >Para mim Norton, os e-readers são um produto fadado ao desaparecimento. Os tablets são mais charmosos, flexíveis e multi-uso. Tanto que a Amazon lançou um app do Kindle para o iPad…

  3. janeiro 23, 2011 às 7:51 pm

    >acho que uma tendência que não está na lista mais chegou devagar no final do ano e virá com força em 2011 é a comunicação por video. Televisões com acesso a internet,video chamada pelo celular(face time), as iniciativas são diversas: BD Live a Net Cast(LG), o skype com a sua camera de video que pode ser acoplada facilmente a uma tv. O fato é que a comunicação por video está ganhando mais espaço para os consumidores residenciais, a propria cisco lançou ano passado um serviço de "video chamada" para consumidores residenciais. Outra forte tendencia e o "set-up" box para roubar o mercado das operadoras de tv a cabo/satelite Apple TV,Google TV tudo caminha para isso as pessoas estão de saco cheio das operadoras de tv a cabo/satelite

  4. fevereiro 28, 2011 às 12:25 pm

    >Acredito que as compras coletivas ainda estão ganhando forças, por incrível que pareça!E os Smartphones estão permitindo que meros estagiários, assim como eu com um salário bizonho, estejam sempre on! Não sei mais como seria sem meu Nokia c3! Rsss…

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: