Início > Celtas, Eventos, Religião > BELTAINE – O INÍCIO DO VERÃO

BELTAINE – O INÍCIO DO VERÃO

Enquanto estão todos aqui no Brasil se divertindo e fantasiados de “vampiro” ou “bruxinha” a fim de comemorar o Halloween – “festinha” hoje comercial e  divertida, que recorda as origens pagãs de outro grande festival celta chamado Samhain -, é preciso tecer algumas considerações. Não quero aqui estragar a balada de ninguém mas, a bem da verdade, nós do Hemisfério Sul estamos inseridos em outro ciclo astronômico diferentemente dos povos que habitam o Hemisfério Norte. Estamos na Roda Sul, portanto celebremos os festivais de acordo com o ciclo no qual estamos inseridos

Precisamente nesse momento, os países do Hemisfério Norte estão entrando em sua estação fria do ano – daí o fato de comemorarem o Samhain. Por outro lado, nós, do Hemisfério Sul, estamos vivendo precisamente a chegada da estação quente. Daí, comemorarmos na virada do dia de hoje para amanhã o festival de Beltaine, posto que o verão já se insinua por essas bandas aqui do planeta…

Comemorado no Hemisfério Norte em maio, e no Hemisfério Sul em novembro, o Beltaine é um dos grandes festivais celtas – junto com o Samahain (1 de maio), o Imbolc (1 de agosto) e o Lughnasadh (1 de fevereiro). Vale lembrar que a Roda do Ano, representação do calendário celta a partir do calendário de Coligny, é baseado nos ciclos lunares e solares do ano.

Do ponto de vista astronômico, o Beltaine marca o ponto intermédio da passagem do sol pelo firmamento, estando localizado entre o Equinócio de Primavera e o Solstício de Verão. Entre os povos celtas, o Beltaine era marcado com o acendimento de várias fogueiras rituais em locais sagrados na Irlanda, na Escócia, na Cornualha, na Gália e no País de Gales. Na antiga religião pagã celta, o fogo era visto como elemento purificador e renovador, daí o hábito antigo dos camponeses passarem o gado por entre duas fogueiras a fim de protegê-lo durante a estação quente. Também era um festival onde se comemorava a fertilidade, daí a sexualidade estar muito aflorada nestes dias. Assim como no Samhain, no Beltaine os portais para o Outro Mundo estão mais próximos, sendo facilitada a comunicação dos homens com os Povos Antigo e Nobre. 

O festival de Beltaine é dedicado ao deus celta do Sol, Belenus – também chamado de “O Brilhante”. E é justamente a ele que peço, junto com o meu clã, que derrame suas bençãos sobre nós, a fim de nos guiar, proteger e indicar caminhos venturosos e prósperos durante essa metade solar e quente do ano que se inicia.

A fim de comemorar essa importante época do ano, abaixo transcrevo uma canção escrita pelo poeta-xamã Fionn mac Cuill, filho de Dagda e guerreiro Tuatha Dé Danann, que a compôs após comer um pedaço do Salmão da Sabedoria.

“Bela e perfeita estação;
Os melros cantam
Onde brilha o sol.

O valoroso cuco entoa
As boas-vindas ao nobre verão;
Findas estão as amaras tempestades
Que despem as árvores do bosque.

O verão deságua nos riachos;
Os lestos cavalos buscam por água;
A urze cresce frondosa:
E florescem as belas folhagens.

Em brotos o estrepeiro;
Suave flui o oceano – adormecido pelo verão;
E os botões de flores cobrem o mundo.

As abelhas, a despeito de seu tamanho,
Colhem nas flores –
Levando mel abundante em seus pés;
Enquanto o gado passa nas encostas.

Ouve-se a música dos bosques,
Uma melodia de perfeita paz;
A poeira é retirada da casa,
E a névoa das margens do lago.

As aves pousam aos montes sobre a terra
Onde uma mulher caminha, cantando;
Em cada campo, o som
Murmurante da água a correr.

A valentia dos cavaleiros,
Hostes se reúnem por toda a parte;
E as íris nas margens do lago
São iluminadas pelo sol.

O verdadeiro homem canta
Alegremente durante o dia brilhante,
Canta alto!
Ah, Bela Estação!” 
Anúncios
Categorias:Celtas, Eventos, Religião
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: