Início > Brasil, Eventos, Turismo, Viagens, Vinhos > AVENTURAS DO ESCRIBA NA SERRA GAÚCHA: A ROTA ROMÂNTICA

AVENTURAS DO ESCRIBA NA SERRA GAÚCHA: A ROTA ROMÂNTICA

Continuando as minhas aventuras pela Serra Gaúcha, fiz uma parte da famosa Rota Romântica – mais especificamente, saindo de Caxias do Sul e chegando até Canela, com passagens por Nova Petrópolis e Gramado, respectivamente…

Tendo alugado um carro para essa finalidade, pude notar que a estrada é muito segura, bem sinalizada e, o mais importante, belíssima – apesar do frio intenso e o tempo encoberto acompanhado de uma chuvinha beeeem chatinha no final de semana que estive lá. Além de sinuosa, ela “corta” o vale, o que dá ao viajante a oportunidade de acompanhar a beleza do vale, da floresta, da serra e das inúmeras paradas que se anunciam ao longo da estrada – leia-se, lojas de café, artesanato, restaurantes e outras coisas interessantes a mais…

Primeira parada, a limpíssima e organizada cidade de Nova Petrópolis, a capital brasileira da malha. Tive a oportunidade de chegar à cidade na época do FestMalha, onde todos os fabricantes da localidade convergem para o parque de exposições e lá comercializam os seus produtos a preços bastante em conta. Como eu estava precisando de alguns itens para o frio – eu sei, o “frio” do Rio de Janeiro é comparável ao verão para os gaúchos! -, dei sorte de adquirir coletes, mantas e blusões a preços bastante convidativos. E, além do preço de fábrica, as criações são bastante criativas e de qualidade.

Com a mala cheia, parti para Gramado, uma cidade que povoa o meu imaginário desde garoto. Afinal, esse belo enclave suíço-germânico sempre foi o destino preferencial da tradicional família de classe média brasileira – antes do advento das praias do Nordeste. Pois bem, era a hora de comparar se a cidade dos meus olhos tinha alguma relação com a imagem mental que desenvolvi ao longo desses anos…

Em uma palavra: Gramado é lindíssima. Limpa, organizada, com suas impecáveis alamedas centrais e um clima europeu – literal e figuradamente. O frio, por si só, torna as pessoas elegantes, mas em Gramado elas ficam ainda mais elegantes! Os boulevares com suas lojas impecáveis, restaurantes e cafés são convidativos para uma compra mais impulsiva, lúdica e auto-indulgente, posto que a cidade aguça os nossos sentidos. No entanto, como não poderia deixar de acontecer com um destino turístico desse porte, é uma cidade deveras cara, e uma simples distração pode levar a um desastre nos bolsos dos mais incautos.

Como não sou de ferro, impossível não se deliciar com as vitrines ricamente decoradas, os deliciosos chocolates regados à fumegantes bules de capuccinos. Para arrematar, como almoço uma das mais características atrações gastronômicas da cidade: um fondue na pedra! Nunca tinha experimentado isto antes, mas é um deleite até para os estômagos mais exigentes. Aprovado e recomendadíssimo!

Devidamente alimentado, uma esticada bastante breve – cerca de 10 minutos de carro – até a cidade vizinha de Canela. Apesar de bem menor que a sua vizinha, Canela é uma cidade simpaticíssima, com seu comércio de rua – curiosamente repleto de lojas de artigos esotéricos -, e com cara de Itaipava (para quem não conhece, é o distrito mais elegante da aristocrática cidade de Petrópolis, na serra fluminense). Apesar do frio severo, deu para apreciar um pouco do charme de Canela e, da próxima vez que eu lá retornar, dedicarei um tempo maior para apreciar as suas belezas naturais – como, por exemplo, o teleférico que vai até a bela cachoeira do Caracol.

De noite, prá variar, outra orgia gastronômica – mais galetos, polentas fritas, queijos grelhados, massas, carnes, saladas. O meu cardiologista agradece. Mas que é gostoso, é…
Anúncios
  1. Ana Lucia
    agosto 7, 2010 às 1:24 am

    Olá sou de Barretos, interior de sao Paulo,por gentileza voce teria fotos da estrada da serra gaucha ,a famosa estrada romantica, para me enviar,ou algum site
    sou apaixonada por paisagem de rodovias,
    vi muito rapidamente pela tv,fiquei encantada,

    se tiver para me enviar fico muito grata e muito feliz
    obrigada
    Ana Lucia

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: