Início > Celtas, Eventos, Feliz Ano Novo > SAMHAIN. HALLOWEEN. ANO NOVO CELTA

SAMHAIN. HALLOWEEN. ANO NOVO CELTA

Esse próximo final de semana promete: será mágico, com certeza! Afinal, na virada de sábado (30 de abril) para domingo (1 de maio), com as bençãos da Lua Cheia, anuncia-se o tempo do Samhain – o Ano Novo Celta – segundo o calendário lunar do Hemisfério Sul. Do ponto de vista das estações do ano, de onde emanam todos os festivais celtas, o Samhain assinala o fim da estação quente e o início da época das temperaturas mais frias, cujo ápice se dá no inverno. Assinala também o ponto de virada do ano onde os dias começam a ficar mais curtos e as noites mais longas – onde o sol se põe mais cedo, e demora mais a surgir no firmamento.

O Samhain assinala um tempo de mudança, de contato com o Outro Mundo, de abertura dos portais. É tempo de travar contato com os nossos antepassados, de crescer com a sabedoria das árvores, da floresta e dos habitantes do mundo feérico. É também tempo das grandes batalhas, das justas, do acerto de contas e das grandes decisões diante de um nova etapa que se anuncia, de um novo ano que emerge das frestas da estação fria…

Segundo James McKillop, no Oxford Dictionary of Celtic MythologyA palavra Samhain significa o final da estação quente e o início do inverno. A origem do festival está ligada com a seleção e a alimentação dos animais domésticos, além da estocagem de provisões. Significa o “fim do verão” e coincide com a matança do gado antes do inverno. Eram realizados rituais em honra dos mortos, aos quais se pedia proteção para os rigorosos meses de inverno.

As diferentes celebrações do Samhain ao longo dos séculos explicam algumas das tradições que estão popularmente ligadas ao Halloween. Estando localizado na metade do ano celta, o Samain parece suspenso no tempo. Ao mesmo tempo, é uma época perigosa, onde as fronteiras entre o mundo real e o mundo sobrenatural encontram-se dissolvidas, e os espíritos do Outro Mundo podem se mover livremente no mundo dos mortais. Simultaneamente, os homens podem perceber mais do reino dos mortos nessa época, e procurar por presságios do futuro nos jogos. As pessoas podiam escolher pequenos bolos chamados “barmbracks” – pães salpicados de groselhas ou uvas-passas – contendo um anel ou uma noz, que determinavam se uma pessoa iria casar ou permanecer solteira. Fogueiras eram acesas na Irlanda e na Escócia. Era também uma época de descanso após o trabalho pesado na lavoura. Na véspera do Samhain, todos os fogos da Irlanda deveriam ser apagados, sob pena de multa. Porém, os fogos eram reacesos pelos druidas quando o ano novo renascia.

O Samain era um período de intensa energia espiritual, onde eventos importantes estavam a ele ligados, sendo data obrigatória das batalhas míticas e épicas, da morte de deuses e heróis, da reunião do estado-maior dos Tuatha De Dannan, de todas as assembleias que regram os aspectos legais e jurídicos. Regras, leis, deveres e advertências eram discutidos nessas assembleias. O herói do Ciclo do Ulster Cú Chulainn teve vários encontros durante esse festival, assim como o herói super-humano Finn no Ciclo Feniano..

Eu passarei esse final de semana no meio da floresta, em Lumiar, renovando os meus votos e agradecendo as bençãos que obtive do Povo Antigo e do Povo Nobre nesse ano que se encerra. Um novo ciclo de realizações, prosperidade, saúde, paz, amor e harmonia se abre, e pretendo pedir aos Deuses que me permitam a honra de partilhar isso com as pessoas que me são queridas.

Samhain: tempo dos mortos, da sabedoria das árvores, do culto aos antepassados. Que os portais do Outro Mundo se abram nesse final de semana, e que possamos ver com mais clareza aquilo que as brumas do dia-a-dia não nos permitem ver com tanta clareza…


Feliz Ano Novo a todos!!! 
Anúncios
  1. Marcela Marcos
    abril 30, 2010 às 8:41 pm

    Adorei o post! Excelente Samhain, com muitas realizações a você. Blessed be!

    • Jose Mauro Nunes
      maio 2, 2010 às 11:46 pm

      Obrigado pela visita! Tenha um ótimo Ano Novo, com as bençãos do Povo Antigo!

  2. maio 3, 2010 às 8:41 pm

    Muito interessante sua síntese. Espero sinceramente que seja um ano novo de grande prosperidade. Saudações. Guanambi.

  3. alice dias
    outubro 31, 2011 às 9:38 pm

    eu gotei da resposta que me destes para o halloweem
    obrigado mas achei estranho isso mas nao estou nem aiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: