Está chegando ao Brasil uma novidade que está fazendo um tremendo sucesso na Europa em tempos de recessão economica, e que eu já comentei aqui no PRAGMA em outra ocasião. A partir do mes de maio, as portas se abrirão para a mais nova coqueluche do varejo e a novidade do marketing: trata-se do “tryvertsing”, lojas-conceito que misturam publicidade com experimentação…

Esse conceito revolucionário do varejo – que tem como referencia a cadeia espanhola Esloúltimo – é baseado na seguinte idéia: entrar, olhar, levar – e o melhor – não pagar!!! Isto é, mediante uma taxa de cadastro anual (como diria Lord Keynes, não há almoço de graça!), o cliente entra na loja, pega o que puder, e “paga” com a sua opinião. São verdadeiros laboratórios de consumo, onde as empresas parceiras expõem os seus produtos em fase de teste a fim de auferir as opiniões e as impressões dos consumidores, e que irão subsidiar futuras decisões de marketing. É uma forma mais cativante, envolvente, divertida, lúdica e participativa do que a mera prática de distribuição de amostras grátis, e que normalmente são esquecidas no fundo das sacolas ou das bolsas…




No Brasil, iniciativas nesse sentido estão sendo abertas na cidade de São Paulo a partir do mes que vem. A primeira delas, o Clube Amostra Grátis será inaugurado no próximo dia 11 de maio, no badalado bairro paulistano da Vila Madalena. O valor da anuidade será de 50 reais, e o casarão para a exposição dos produtos terá uma área de 400 metros quadrados. Ou seja, uma tremenda diversão!

A segunda loja brasileira desse genero, a Sample Lab, será aberta em junho na Rua Augusta, ao lado dos Jardins. Mediante o pagamento de uma anuidade no módico valor de 15 reais (!!!!), o cliente terá a sua disposição uma gama de produtos que vão desde alimentos até bebidas, passando por calçados e itens de vestuário – sempre em um valor inferior a 100 reais. Produtos mais caros como itens de tecnologia poderão ser testados na própria loja, mas o consumidor não poderá adquirí-los (também, seria muito mole, não acham?!?!?!)…

Para os interessados, o cadastramento dos interessados na Sample Lab irá começar na semana que vem, mas a loja mesmo só abre a partir do dia 11 de junho.

Como justificativa para agregar parceiros, as controladoras do negócio afirma que o preço pago pela exposição e obtenção de informações dos consumidores é muito mais em conta do que o investimento feito em uma pesquisa de mercado tradicional.

Não quero enganar não, mas esse negócio tem tudo para se tornar uma febre numa das sociedades mais consumistas, inovadoras e adeptas ao modismo que é a brasileira. É sucesso na certa!!!! 

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: