ESSA É HILÁRIA!

Lendo o jornal atrasado em pleno sabadão, deparei-me com uma notícia prá lá de hilária. Na medida certa para aquele que sofre de “terceiro mundismo” cronico, uma doença que afeta a auto-estima do indivíduo, torna-o ranzinza e reclamão, e que serve de justificativa para as maiores atrocidades cometidas contra qualquer senso de uma cidadania plena e responsável…

Uma notícia publicada recentemente no jornal Tribuna de Genebra informava aos leitores que a defesa aérea suíça funcionava apenas no horário comercial, isto é, de segunda a sexta-feira, de 8 às 17 horas, com um intervalo para almoço! É isto mesmo, voces não estão loucos nem esse Escriba que vos fala está plantando um “post viral”: a força aérea do simpático país encravado nos Alpes está disponível apenas no horário seja de uma repartição pública qualquer, ou então de uma agencia bancária!

Imaginem só se os inimigos resolvem atacar a Suíça na hora do almoço? Ou então no final de semana, onde pilotos, controladores e as equipes de terra estão gozando do sacrossanto direito do descanso em família?

Parece piada dos nossos irmãos lusos, mas a justificativa do governo suíço para tal insólita medida é o custo elevado de manutenção da força aérea no final de semana, o que oneraria os nem tão combalidos cofres públicos do país – vale lembrar que o país helvético é um “paraíso fiscal” daqueles…

Além da justificativa do gasto elevado, muitos militares afirmam que o seu pessoal também é “filho de Deus”, isto é, merecem se alimentar, descansar, conviver com a família etc. e tal, assim como qualquer contribuinte! E muita civilidade européia para o meu gosto…

Vale também lembrar que a Suíça é um país que preza por sua posição historicamente neutra e independente frente aos grandes conflitos mundiais, e sua política externa isolacionista por si só justificaria tal medida de um horário burocrático para as forças armadas.

Noves fora tudo isso, no mínimo essa história por si só é prá lá de hilária! Agora imaginem, meus caros leitores, se isso acontecesse no Brasil? Ou então, na terrinha dos nossos patrícios lusos? A sacanagem ia ser geral…

Com isso, acabo de descobrir que o país das vaquinhas premiadas, dos belos lagos e castelos, das cidades impecavelmente limpas e organizadas, dos deliciosos chocolates, dos canivetes multi-uso, da precisão dos relógios de luxo e de Guilherme Tell, é também o país dos “barnabés” militares!

Cada uma que acontece nesse mundo, não é?!
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário