Início > Bancos, Brasil, Economia, Estratégia, Marketing > CRISE? QUE CRISE?

CRISE? QUE CRISE?

Enquanto os países do Hemisfério Norte se ressentem dos efeitos da crise, aqui pelos lados tórridos do Hemisfério Sul a coisa parece ser uma miragem, tamanha a sua existencia longínqua. Basta uma simples olhada nos resultados obtidos pelos maiores bancos brasileiros no ano de 2009 – um ano terrível para o segmento bancário no mundo inteiro, exceto para os sediados em território tupiniquim…

Os números são deveras eloquentes, e os meus caros leitores podem imaginar o porque destas instituições ganharem tanto dinheiro em pleno furacão que foi o mercado financeiro no ano passado. Olhem só:

1) Banco do Brasil – lucro líquido de 10,15 bilhões de reais (!!!!), um crescimento de 15,3% em relação a 2008. Foi o maior resultado do sistema financeiro brasileiro de todos os tempos até agora !!!!

2) Itaú Unibanco – lucro líquido de 10,06 bilhões de reais, um crescimento de 29% (!!!!) em comparação aos números de 2008.

3) Bradesco – em um patamar de lucratividade menor em comparação aos seus concorrentes, obteve um lucro líquido de 8 bilhões de reais em 2009 (!!!!!!), um salto de 5,1% em relação ao ano passado.

4) Santander Banespa – também lucrou bastante: 4,4 bilhões de reais em 2009 (!!!!), um salto de 58,1% em comparação a 2008.

Antes que os meus leitores me acusem de ter má vontade para com estas nobres instituições, lembro a todos que bancos obtém sucesso na desgraça das pessoas: quanto mais endividadas, inadimplentes, “enforcadas” e atoladas em dívidas elas se encontram, melhor para eles! E os bancos são conhecidos como grandes “exterminadores” de trabalhadores – leia-se, responsáveis por demissões maçicas de pessoal…

É caso para uma profunda reflexão, não acham??? Afinal, porque o setor bancário lucra tanto no país???
Anúncios
  1. março 3, 2010 às 7:06 pm

    Olá,professor. O senhor concorda que foi a regulamentação feita no governo FHC, no sistema bancário, que impediu que bancos brasileiros quebrassem com nos EUA?Um abraço….. E vamo que vamos na Libertadores…

  2. março 3, 2010 às 7:40 pm

    Olá Rafael,Concordo contigo em genero, número e grau!E rumo a Dubai, no Mundial Interclubes no final do ano!

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: