COSMÉTICOS… FEITOS A BASE DE CAFÉ?

Pois é meus caríssimos leitores, não se trata de alucinação desse Escriba que vos fala em razão do excesso de cafeína no organismo. Trata-se de falar da iniciativa de uma empresária brasileira que, retirando sua inspiração na infância passada nas fazendas de café no sul de Minas, acabou se tornando a única brasileira finalista do Empretec Woman in Business Award 2010, que será disputado na cidade de Genebra, na Suíça, no próximo mês de abril.

O Empretec é uma iniciativa patrocinada pela Unctad (Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento do Comércio), que visa fomentar iniciativas de inovação e empreendedorismo feminino no mundo inteiro. No Brasil, o programa é organizado pelo Sebrae desde 1993.


A empresária e bioquímica mineira Vanessa Vilela Araújo resolveu pesquisar os benefícios cosméticos do café, o que acabou resultando na abertura, em abril de 2007, da Kapeh, uma empresa cujo objetivo é desenvolver toda uma linha de produtos cosméticos que tem por base os ingredientes do café. Nos últimos anos, além dos já propalados efeitos estimulantes, várias pesquisas têm sido feitas no sentido de entender os benefícios do café para o organismo e, dentre esses, destaca-se o fato do café agir diretamente sobre os radicais livres, além de tornar a pele mais bonita. A linha de produtos da empresa inclui loções hidratantes para o corpo, sabonetes líquidos e em barra (em três versões – café verde, café maduro e café torrado), óleos de banho, cremes hidratantes, além de shampoos e condicionadores para todos os tipos de cabelo.

A empresa está localizada em Três Pontas, no sul de Minas Gerais, que vem a ser uma das maiores regiões produtoras de café em nosso país. Sua preocupação com o meio ambiente e a sustentabilidade de seus processos resultou no uso do café certificado pela Utz Certified, que garante a origem e e rastreabilidade do produto.

Os produtos da Kapeh – o termo significa “café”, na língua maia – podem ser encontrados em 150 pontos de venda em 15 estados, dentre farmácias, spas, clínicas estéticas, cafeterias e lojas de produtos naturais. Em 2009, a empresa obteve um faturamento total de R$ 340 mil, e atualmente conta com 8 funcionários diretos e 50 indiretos. Sua produção, toda terceirizada, encontra-se situada no interior de São Paulo. Como metas para 2010, além da ampliação da distribuição de seus produtos para todos os estados brasileiros, a empresa também quer aumentar a sua fatia de exportação – atualmente, ela está presente nem países como Holanda e Portugal.

E, quem diria, esse tal do café: da fazenda, passando pela xícara até chegar a nossa pele. E depois dizem que não há inovação no Brasil…
Anúncios
  1. Mariana
    fevereiro 19, 2010 às 1:00 pm

    Oi Zé Mauro! Tudo bem com vc?Não sei se vai se lembrar de mim: fui sua aluna no começo do ano passado na FGV Rio Preto.Passei para conferir as novidades do blog e, como sempre, adorei os temas abordados nos posts.Ah! Se der tempo, passa pelo blog aqui da agência em que eu trabalho pra dar uma olhada. A maioria dos posts é sobre publicidade, mas tem alguns sobre mkt também.

  2. José Mauro Nunes
    fevereiro 20, 2010 às 1:15 pm

    Oi Mariana, tudo bem contigo?Claro que eu me lembro de ti! Aliás, estou voltando a Rio Preto na semana que vem pois está abrindo uma nova turma da FGV lá. É sempre um prazer receber a sua visita, e vou passar lá no blog da agência para ver algumas novidades.Abraços, e obrigado pela visita.

  3. março 10, 2010 às 6:37 pm

    Oi, Zé Mauro! Tdo bem e com vc?Voltei só hoje para ler sua resposta rsrsrsUma amiga minha, a Helenir me disse que está tendo aula com vc lá em Rio Preto!Neste fim de semana vou estar lá, porque temos aula. Vou aproveitar pra dar uma passadinha da sua sala p/ dar um olá.Abraços e até!

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: