O NATAL DO CAFÉ EXPRESSO

Todo o final de ano, o varejo faz as suas apostas no sentido de determinar quais produtos serão os campeões de venda na época das festas de final de ano, a data mais importante para o comércio varejista. Alguns produtos representam a ascensão da classe C e da melhora da qualidade de vida das famílias menos favorecidas. São eles os eletrodomésticos de linha branca (geladeiras, fornos microndas e freezers), os produtos eletroeletrônicos (aparelhos de som, Tvs de LCD, DVDs e câmeras digitais) e os sempre-presentes telefones celulares dotados de acesso à internet e com câmeras de zilhões de megapixels. Qual foi, então, o produto “matador” dos festejos natalinos de 2009?

Surpreendentemente, uma das categorias que mais surpreendeu neste final de ano foi a das máquinas de café expresso, que se tornaram o verdadeiro sonho de consumo dos nossos consumidores.
De janeiro a novembro de 2009, segundo dados apurados pela consultoria GFK, as vendas das máquinas de expresso cresceram cerca de 37% em volume, enquanto as cafeteiras normais (elétricas) obtiveram um crescimento marginal – cerca de 1%.
O espaço para o crescimento desse segmento é enorme, haja visto que apenas 7,5% das cafeteiras vendidas no Brasil são do tipo expresso. No mercado brasileiro, estão presentes as italianas DeLonghi e Saeco e a suíça Nespresso (da Nestlé), além das marcas nacionais.
Um dos fatores que contribui para a expansão destas máquinas, além do refinamento do paladar do consumidor, é o seu barateamento. Por isso, tais “maquininhas” tornaram-se o presente de Papai Noel para várias famílias brasileiras neste final de ano.
Anúncios
  1. Antonio Celestino
    janeiro 12, 2010 às 3:35 am

    Ola professor. Interessante este dado sobre consumo de cafeteiras. Fiz um plano de marketing de uma cafeteria gourmet para meu tcc. Acho que outro fator que colaborou para o crescimento nas vendas desse produto foi a melhoria na qualidade dos grãos de café gourmet brasileiro nos últimos anos, além do enobrecimento que o "cafezinho" ganhou com a entrada de marcas fortes e bem conhecidas do publico nesse segmento (Starbucks, Nespresso, Kopenhagem e outras).E essa era a primeira opção de presente de Natal para meu pai, mas ele acabou preferindo uma viagem.

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: