Início > Feliz Ano Novo, Pensamentos > MEUS 10 DESEJOS PARA 2010

MEUS 10 DESEJOS PARA 2010

Com o término de mais um ano, eis que esse Escriba que vos fala pede aos deuses e deusas que movimentam a roda do mundo que tenham uma especial atenção com os meus humildes pedidos para o ano que se inicia. E, desde já, agradece a audiência e a fidelidade que venho tendo ao longo desses pouco mais de 2 anos e meio de PRAGMA na rede.
Ei-lo-os:
1. Que o mundo caminhe no sentido da sustentabilidade ambiental e da responsabilidade social, sendo tais temas incluídos de fato na agenda de governos, agentes públicos, empresas privadas e cidadãos de um modo geral. E que tais temas deixem de ser tratados como o são hoje, apenas uma mera retórica – ou artifício de marketing – que políticos e empresários utilizem para “maquiar” os seus relatórios, prestações de contas e comunicados à sociedade.
2. Que a paz mundial impere nesse mundo dividido por conflitos territoriais, ódios étnicos e brigas por recursos econômicos, terra e poder. Sei que, como bom hobbesiano-freudiano que sou, o mundo é dominado pela realidade dura e crua do jogo bruto de interesses da realpolitik, e que o ser humano é um animal destrutivo e agressivo, mas sonhar – e pedir – não custa nada!
3. Que o Brasil rume firme e decidido em direção ao crescimento econômico consistente, visando a recuperação de renda e a melhoria do bem-estar e da qualidade de vida da sua população. Isso não significa, entretanto, ser conivente e leniente com os inevitáveis impactos ambientais e sociais inerentes a essa longa e tortuosa estrada. Desenvolvimento sim, mas com responsabilidade e solidariedade!
4. Aliás, 2010 é ano de eleição presidencial, momento importantíssimo para quem quer tornar esse país mais justo e honroso para todos nós. Que nós, brasileiros, possamos votar com consciência, tendo um olhar crítico sobre as propostas apresentadas e que tenhamos um projeto decente de nação de longo prazo. Que não caiamos em discursos populistas e popularescos de mau gosto, como se o vocábulo “popular” necessariamente rimasse com grosseria, falta de educação e empáfia! E olho vivo nos políticos sanguessugas, lesa-pátrias, fdps que “torram” a nossa paciência com acordões, mensalões, corrupções, negócios escusos, “cumpadrio” e sacanagem com o nosso suado e minguado dinheiro!
5. Que o Rio de Janeiro possa se tornar a tão sonhada Cidade Maravilhosa, cada vez mais organizada, ordenada, decente, pacificada e solidária. A violência, o tráfico de drogas, as milícias e a relação escrota e anti-republicana que envolve a política e o crime organizado possa ser desfeita, possibilitando o surgimento de lideranças propositivas, de bem e com projetos positivos substanciais e consistentes. E que os “xiitas” religiosos – vocês sabem muito bem de quem estou falando! – possam cada vez menos dominar os corações e mentes das pessoas, deixando o caminho aberto para uma cidade, um estado e um país mais ecumênico, tolerante e absolutamente comprometido com a questão da alteridade e da tolerância à diferença!
6. Que menos impostos possam infernizar a nossa vida e drenar os nossos suados recursos, posto estarmos fartos de sustentar um “saco sem fundo” de gastos públicos exorbitantes sem a justa contrapartida de serviços públicos decentes, inclusivos e cidadãos. E que o funcionário público – esse grande pobre coitado! – possa ser tratado com maior dignidade e decência, podendo também tratar o infeliz do cidadão-contribuinte com respeito, presteza, cidadania e civilidade.
7. Que as pessoas que me alimentam materialmente, emocionalmente e/ou espiritualmente , aquelas que me são importantes e queridas, possam ser retribuídas em dobro por sua dedicação, confiança, carinho, zelo, preocupação e sobretudo paciência para comigo. Que os deuses e as deusas os protejam em sua caminhada, e que me permitam ampliar ainda mais a minha frutífera e prazeirosa convivência com elas.
8. Que nós sejamos cada vez mais sábios ao lidar com a tecnologia, especialmente a digital, que tanto facilita quanto cria um série de obstáculos para a nossa vida. E que não nos sintamos opressos pelo excesso de informação disponível, ou então mesmo pelo sentimento de obsolescência e de menos valia quando percebemos que nem sempre a tecnologia nos ajuda. Tecnologia sim, mas com um olhar crítico sempre!
9. Que as pessoas busquem cada vez mais conhecimento, por intermédio da leitura, do estudo e da reflexão crítica. Afinal, tudo que consegui até hoje na minha vida foi graças ao esfroço intelectual sério, consistente e dedicado. Que as pessoas possam sair da mediocridade, da obscuridade e da estreiteza de espírto com doses maciças de conhecimento. Afinal, ser ignorante – ou apregoá-la aos quatro ventos – não é nada glamuroso!
10. Para terminar, que o Brasil seja hexacampeão mundial de futebol, na Copa do Mundo da África do Sul em 2010. E que, em 2010, o Flamengo – o máximo dos máximos, a glória suprema do universo! – possa ser tetracampeão estadual, bicampeão da Taça Libertadores da América e encerre o ano conquistando pela segunda vez o Mundial Interclubes da Fifa. Isso será o ápice da glória, os píncaros da felicidade, o extremo do nirvana!
Esses são os meus simplórios desejos.
Que assim seja, e assim se faça!

Feliz 2010 a todos!!!

Anúncios
  1. Denise
    janeiro 20, 2010 às 5:04 pm

    Professor,
    Sempre muito bom ler seus artigos…
    Chega dar saudades das nossas aulas e da sua companhia que exala sabedoria.
    Feliz 2010 pra você tb, só não compartilho com um dos seus desejos. Deixaria de fora o Flamengo mas não vem ao caso tal discussão.
    Só gostaria de deixar aqui meu agradecimento pelo seus ensinamentos. Não sei como consegue tempo pra ainda escrever artigos maravilhosos. Espero encontrá-lo novamente.

    • Jose Mauro Nunes
      janeiro 20, 2010 às 6:07 pm

      Olá Denise,
      Vc. sempre aqui, uma presença constante no que eu escrevo, bom demais! É sempre reconfortante saber que alguém lê o que a gente escreve, mesmo nos momentos mais sombrios, solitários e tristes.
      A bem da verdade, tempo eu não encontro: eu o abro à fórceps (rsrsrsrs). E a minha escrita depende muito do meu momento, do meu estado emocional, do meu mood. Confesso que me surpreendo ao escrever determinadas coisas por aqui…
      Muito obrigado pela companhia, pelo seu carinho e pela sua atenção. Tenha um ótimo 2010 para ti e toda a sua família, com muita paz, harmonia, saúde, amor e prosperidade.
      Espero que possamos nos encontrar em breve…
      Com carinho

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: