Início > Pensamentos > DOIS AGRADECIMENTOS E VÁRIAS DESCULPAS

DOIS AGRADECIMENTOS E VÁRIAS DESCULPAS

A vida desse Escriba que vos fala não anda nada fácil. Viagens, livros para escrever, provas para corrigir, reuniões mil, muitos trabalhos diferentes… Mesmo para um viciado em adrenalina e portador de um atenuado distúrbio de atenção, isso proporciona um cansaço e um certo grau de descolamento da realidade. Além disso, reduz a nossa perspectiva de contato social, posto que estou sempre em trânsito, de um lado para o outro do país, de cidade em cidade. Resultado: tenho adquirido um vasto conhecimento a respeito de aeroportos, hotéis, aviões…

Apesar dos pesares, me considero um sujeito de sorte! A minha profissão ocupa um enorme espaço em minha vida, posto que eu adoro o que faço! Me identifico profundamente com o ofício de educador, uma vez que gosto muito da idéia de transmitir o que estudo e empreendo sob forma de conhecimento para outras pessoas. Como, apesar da aparência em contrário, tenho uma personalidade difícil e fortemente introvertida, dar aulas para mim é uma forma de sair da minha redoma de livros, autores, teorias – a window to the world. Costumo dizer, para quem me é mais querido e amiúde que, se não fossem as aulas, eu seria um eremita daqueles a ficar trancafiado de 10 a 15 horas por dia rodeado de papiros, imerso em pensamentos, a tentar reconstruir os passos perdidos e misteriosos da civilização humana…

É por esses motivos – invariavelmente, trabalho – que não pude comparecer à cerimônia formatura dos meus alunos do MBA de Marketing da FGV Rio de Janeiro, das turmas 70 e 71. Em ambas as ocasiões, eu estava fora do Rio de Janeiro – como estou agora, digitando essas linhas da belíssima e ensolarada capital gaúcha de Porto Alegre. Em ambas as situações, fui escolhido professor homenageado. Em ambas, perdi a oportunidade de congraçar-me com os meus queridos alunos. Uma lástima, posto que a homenagem prestada pelos alunos é o ápice para qualquer professor que ama verdadeiramente o seu ofício…

Apesar de não ter estado presente, gostaria de agradecer imensamente aos alunos de ambas as turmas pela honra de me terem concedido essa homenagem. Como professor, a minha relação com o conhecimento não é do âmbito da vaidade e da promoção pessoal, mas sim da troca de idéias, da difusão de conhecimentos, da criação de boas relações sociais e, por fim, dos estabelcimento de vínculos de amizade. Não é à toda que mantenho com alguns alunos uma relação mais amiúde e duradora, seja sob forma de e-mails ou nas redes sociais da vida.

Tal homenagem apenas me dá a certeza de continuar no meu caminho de ensinar, de difundir conhecimento, de transmitir o que sei para as outras pessoas, que estão em busca de informação atualizada, ética e comprometida com a nossa realidade e o nosso país. Ser reconhecido pelos meus alunos, dessa forma, é o máximo que eu posso ter! O resto é balela, é discurso vazio, enrolação…

Apesar de distante, me sinto absolutamente irmanado com os alunos de ambas as turmas, e muito feliz com mais essa vitória de vocês, conquistada a base de muita leitura, estudo, provas, textos e apresentações em sala de aula. Saibam que eu me orgulho em demasia de vocês, e espero que daqui em diante vocês possam trabalhar no sentido de tornar o nosso país mais rico, ético, fraterno e criativo.

Aceitem, portanto, as mais sinceras desculpas deste humilde professor que vos fala. E saibam que, mesmo distante, estou sintonizado com os corações e mente de cada um de vocês!!!

Meus parabéns, e muito sucesso para todos!!!
Categorias:Pensamentos
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

