VAREJO NO BRASIL VAI DE VENTO EM POPA

É, meus amigos, a tal da marolinha que virou tsunami parece estar passando. Apesar da crise ter atingido em cheio determinados estados – por exemplo, Minas Gerais, cuja economia é dependente do extrativismo mineral – e determinados segmentos de mercado – especialmente a indústria, siderurgia e mineração, os ramos da economia brasileira mais internacionalizados -, parece que o varejo brasileiro resistiu bravamente às intempéries. E, agora, tudo indica que definitivamente o vento está mudando de direção…

Segundo artigo publicado na edição de ontem do periódico O Globo, a partir de informações fornecidas pelas principais cadeias varejistas do país, o segundo trimestre de 2009 marca o ponto de inflexão na trajetória até então descendente do nosso mercado consumidor. Tudo indica que os brasileiros estão comprando mais, gastando mais, fazendo mais dívidas, isto é, reaquecendo a nossa economia.

Vamos aos dados…

O Pão de Açúcar informou que o lucro líquido auferido no segundo semestre desse ano foi 155% maior do que o obtido no mesmo período do ano passado – isto é, antes do “estouro” da crise financeira global, que ocorreu no último trimestre do ano passado. As Lojas Renner obtiveram um aumento de 2,7% no lucro líquido deste mesmo período, em comparação ao número obtido no ano passado. E a Marisa, outra rede de vestuário, os ganhos foram 46,84% maiores. Na Ricardo Eletro, uma das estrelas em ascensão no varejo brasileiro, as vendas do mesmo período cresceram de 10% a 12% frente ao segundo trimestre de 2008.

Tudo isso por causa de dois fatores: primeiro, a manutenção da oferta de crédito; segundo, a manutenção do poder de compra, a grande responsável pelo dinamismo da economia brasileira na atualidade.
Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: