Início > Brasil, Culinária, Gastronomia, Rio de Janeiro, São Paulo > A RIVALIDADE ENTRE RIO E SÃO PAULO ACABA NA MESA DO RESTAURANTE

A RIVALIDADE ENTRE RIO E SÃO PAULO ACABA NA MESA DO RESTAURANTE

Calma gente! Esse Escriba que vos fala não endoidou de vez! Antes que pensem que eu definitivamente me mudei para Moema, Paraíso ou Vila Mariana, ainda continuo sendo o mesmo “carioca da gema”: nascido e criado no subúrbio, filho das entranhas daquela que é a minha Cidade Maravilhosa, a cidade mais linda do mundo! Entretanto, isto não me impede de ver as delícias e as benesses de outras cidades espalhadas por esse nosso país. Afinal, essa minha profissão doublê de professor/caixeiro-viajante tem lá as suas vantagens…

Sou um carioca que gosta muito de São Paulo, apesar da garoa insistente e chata, da ausência da praia e do trânsito infernal – muito mais tétrico do que o vivido por essas pangas de cá. Falar da vida noturna de Sampa é “chover no molhado”: suas livrarias, cafés, restaurantes, bares, centros culturais, teatros e casas de show são tudo de bom! Prá ficar perfeito, só faltava a praia e o sol. Mas, como nem tudo é perfeito…
Uma parte do que há de melhor na “terra da garoa” vem chegando de mansinho no Rio de Janeiro, a partir da chegada de redes de restaurantes paulistanos como Bráz (pizzas), America (hambúrgueres) e Galeto´s (galetos com e sem osso). Quanto à pizza paulistana, ela é “hors-concours”: sequinha, massa fina e crocante e ingredientes de primeira qualidade. A America é uma rede velha conhecida minha, e às vezes quando vou com a minha esposa à São Paulo dou um jeito de almoçar por lá (coisa que a patroa não gosta muito, pois ela acha que engorda – e ela tem razão!). Já na última vez que estive em Sampa, almoçei com ela no Galeto´s do Shopping Eldorado, e ficamos maravilhados com o franguinho desossado, o creme de milho divino, o risoto de funghi caprichado e a polentinha quentinha e crocante – uma delícia! É de saborear rezando!
Como as três redes aportaram por aqui, é uma chance que os meus conterrâneos possam aproveitar um pouquinho da culinária paulistana. Não é à toa que o sucesso inicial dos restaurantes por aqui se deve ao elevado contingente de cariocas que vão à Sampa à trabalho durante a semana, e retornam na sexta-feira para curtir as praias e o sol carioca. Dentre os quais, evidentemente, esse Escriba que vos fala se encontra…
Só para se ter uma idéia de como esses restaurantes estão “bombando”, a filial carioca da pizzaria Bráz – localizada no Jardim Botânico – fatura mais do que os três restaurantes da rede em São Paulo. Além disso, o consumo de vinho é três vezes maior aqui do que lá (apesar da broxante Lei Seca). Em agosto próximo, a rede vai abrir o seu segundo restaurante na glamurosa Barra da Tijuca…
A Galeto´s inaugurou em abril desse ano a sua primeira unidade carioca no Barra Shopping, e é um sucesso absoluto – eu mesmo já estive lá almoçando com a minha esposa. A filial carioca já ocupa o segundo lugar em faturamento da rede, e está negociando a abertura de um segundo ponto no Rio no ano que vem, além de inaugurar ainda esse ano uma filial em Brasília.
Por fim, a América chegou primeiro no mercado carioca – mais especificamente em 2007 -, e também foi recebida de braços abertos por todos nós. A unidade é a 5a. colocada no quesito tíquete médio da rede, que é composta por um total de 14 restaurantes.
Como se pode ver, a velha rivalidade entre cariocas e paulistas continua animada. E, com certeza, o melhor lugar para discutí-las é na mesa do restaurante. O melhor de tudo é que o chope é geladinho e cremoso, uma delícia! Apesar desse inferno que é a tal da Lei Seca, e que tolhe esse pobre Escriba de beber em paz a sua garrinha de vinho…
Anúncios
  1. Daniel Ballvé
    julho 3, 2009 às 12:52 pm

    Professor Zé Mauro, é com grande prazer que escrevo este comentário no seu blog. Costumo ler com frequência os seus posts e na grande maioria divido a mesma opinião.
    Contudo, desta vez tenho que discordar. Em relação a gastronomia de São Paulo, inegavelmente eles estão a frente do Rio. De longe. No exemplo da pizza, me rendi aos sabores do Bráz e enfrento a fila que tiver para saborear aquelas redondas.
    Mas quanto ao galeto e hamburguer, minha opinião diverge. Galeto, para mim, deve ser comido sem pompa. No balcão, com um chopp super gelado e sem cerimônia. Nada de guardanapo de pano no colo. O Galeto's tem uma boa opção no galeto desossado, mas nos demais quesitos acho tudo muito asséptico (roubei esta opnião de uma colega de trabalho que pensa da mesma forma que eu no quesito galeto).
    E para o hamburguer, não sei se foi a horrorosa experiência no América (que me rendeu alguns dias de rei, se é que me entende) ou o próprio sabor. Mas ainda prefiro o Joe e Leo's no Rio e o Milk & Mellow na própria terra da garoa.
    Apesar de tudo isso, nada melhor que discutir opiniões na mesa de um bar, mas isto, sem dúvida, tem que ser no Rio de Janeiro!

    Grande abraço!
    Daniel Ballvé Vargas

  2. José Mauro Nunes
    julho 5, 2009 às 3:00 pm

    Olá Daniel, tudo bem?

    Obrigado pela sua assiduidade no PRAGMA. Realmente, é difícil haver unanimidade quando o assunto é um serviço, especialmente em restaurantes onde o número de variáveis em jogo é muito grande e nem sempre o gestor possui total controle sobre elas.

    Quanto ao Galeto's, concordo com a sua opinião da velha tradição carioca do "galeto de padaria". É como botequim "pé-limpo", em oposição aos famosos "pé-sujos" de subúrbio. Não tive oportunidade de ir ao America no Rio, mas às vezes damos azar.

    Enfim, o negócio é resolver as pendências com um belo copo de chope na mão. Apesar dessa maldita Lei Seca…

    Grande abraço

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: