MERCADO DE VINHOS CRESCE NO BRASIL

A vitivinicultura brasileira está de vento em popa. Segundo dados recentes do setor, alguns fabricantes conseguiram aumentar as suas vendas em até 30% no primeiro quadrimestre de 2009. E a melhor notícia para a indústria nacional é que as importações mantiveram-se em nível constante ao ano passado. De janeiro a abril de 2009, a venda dos vinhos brasileiros no mercado interno cresceu cerca de 12,7% em relação ao mesmo período do ano passado, e os importados tiveram um crescimento nas vendas de apenas 3%.

A vinícola gaúcha Dal Pizzol, por exemplo, teve um crescimento de 25% das vendas de vinhos e espumantes nesse início de 2009. Outra vinícola nacional de destaque, a Casa Valduga, estabeleceu como meta a ser atingida em 2009 o ousado patamar de crescimento de 20% nas vendas, uma vez que a empresa apresentou um aumento de 30% nas vendas nesse começo de 2009.

Já no front externo, o programa Wines from Brazil, desenvolvido em uma parceria entre o Instituto Brasileiro do Vinho e a Agência Brasileira de Exportações (Apex) está obtendo ótimos resultados. A venda de vinhos nacionais para o mercado externo cresceu 85,9% de janeiro a março desse ano, especialmente em países como Alemanha, Inglaterra, Holanda, Estados Unidos, Hong Kong e Cingapura. A projeção para 2009 é otimista, e espera-se um crescimento de cerca de 30% no volume exportado dos vinhos brasileiros ao mercado externo.

No que toca à importação, a crise econômica mundial atingiu em cheio os importadores brasileiros. Além de apresentar um crescimento discreto nas vendas, os consumidores brasileiros estão troando os vinhos mais caros por marcas mais baratas, numa clara migração para vinhos com a maior relação custo-benefício. Entre janeiro e abril de 2009, foram importadas cerca de 11,7 milhões de garrafas – um aumento de 2,6% em comparação ao mesmo período do ano passado.
Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: