GOL PERDE MERCADO PARA RIVAIS

A entrada em cena da Azul, bem como o aumento da frota da já existente WebJet, vem dando resultado na estratégia do governo em incentivar a competição no setor de transporte aéreo civil. Dados de abril de 2009 mostram que o market share do duopólio TAM – Gol (Varig) é de 87,97%, contra 93,56% apurado há exatamente um ano atrás – uma redução de 5,59%. E quem mais sofreu com perda de participação de mercado foi a intragável Gol (Varig).
A participação das novas competidoras – Ocean Air, WebJet e a neófita Azul – subiu de 4,58% em abril de 2008 para 10,09% em abril desse ano, uma expansão de 5,51%.
Isoladamente, a Gol (Varig) apresentou uma redução de 7,67% no fluxo de passageiros entre abril do ano passado e abril desse ano, mostrando que a Laranja Mecânica foi a mais afetada pela entrada das novas companhias. Já a TAM, no mesmo período, obteve aumento de 2,08% no fluxo de passageiros transportados.
No setor de companhias aéreas regionais, a situação continua periclitante. Apesar da entrada no mercado de mais 7 novas empresas desde 2004, o mercado continua estagnado – o crescimento foi de 2% em abril deste ano, contra 1,8% em abril de 2008. Além disso, houve uma redução no número de municípios atendidos – atualmente, são 126 cidades contra 151 em 2004.
No setor, as empresas de maior apetite são a Azul e a WebJet, ambas se posicionando a meio caminho entre serviços pseudo-premium da TAM e o intragável modelo do low cost, low fare do busão lotado da Gol. Contrariamente a Gol, ambas as empresas – especialmente a Azul – mostram que é possível aliar preços baixos à aviões confortáveis, novos e com um atendimento sofisticado. Enfim, a Azul vem mostrando que há vida inteligente contra a mediocridade da TAM e a verdadeira empulhação travestida de “preço baixo” (há controvérsias!) que é a Gol…
Et vive la concorrence!
Anúncios
Categorias:Companhias Aéreas, Estratégia, Marketing, Transporte Aéreo
Comentários (0)
Trackbacks (0)
Deixe um comentário
Trackback