IRONIAS DO DESTINO

Vejam só como o mundo é engraçado! Em plena campanha mundial de combate ao fumo, eis que alguns países, por pressão da crise econômica mundial, resolvem incentivar – isso mesmo, incentivar! – o hábito de fumar cigarros, a fim de elevar a arrecadação de impostos…

O governo da cidade de Gong’an, na província de Hubei, localizada na região central da China, baixou uma norma multando funcionários públicos que se recusem a fumar abaixo da cota pré-estabelecida de cigarros. Além da norma determinar o número de cigarros a ser consumido por cada funcionário, a lei também descreve quais as marcas que podem ser adquiridas. Em caso de descumprimento da norma, a previsão inclui multa pesada ao infrator e até mesmo cadeia. É mole?

Vale lembrar que, com o aperto da fiscalização dos fumantes no mundo ocidental, as corporações multinacionais do tabaco estão migrando para regiões como a Ásia, o Oriente Médio e a África, consideradas “minas de ouro” pela indústria dada a enorme dimensão populacional, o hábito difundido de fumar entre os seus habitantes, além de legislações permissivas e até mesmo ausentes que disciplinem o consumo de cigarros.
Anúncios
  1. SBCampello@
    maio 5, 2009 às 10:24 pm

    Prof. Jose Mauro Nunes,
    Não nos conhecemos.
    Sou também professor e tenho usado um capítulo de seu livro Linguagem e Cognição com meus alunos do mestrado em design. Gostaria de trabalhar de forma digital. Pensei em localizar algum artigo publicado e com acesso pelo portal de periódicos da capes. Há futuro nisso? Bonito blog. Agradeço desde já a atenção.

  2. José Mauro Nunes
    maio 6, 2009 às 7:45 pm

    Prezado Silvio,

    Em primeiro lugar, obrigado pela visita e pelo interesse em me contactar. Tenho interesse em iniciar as conversações. Para isto, lhe passo o meu e-mail: josemauronunes@uol.com.br

    Abraços

  3. Débora
    agosto 10, 2009 às 2:57 pm

    "Em plena campanha mundial de combate ao fumo, eis que alguns países, por pressão da crise econômica mundial, resolvem incentivar […] o hábito de fumar cigarros, a fim de elevar a arrecadação de impostos…"

    É… vivemos numa fase de "capitalismo selvagem", alguém ainda duvidava?

  4. José Mauro Nunes
    agosto 13, 2009 às 1:42 am

    Vale lembrar, Débora, que o Extremo Oriente é atualmente um dos maiores mercados consumidores de cigarro no mundo inteiro…

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: