O REI DO RIO!!!

Acabo de chegar em casa, após ter atravessado o Rio de Janeiro de um extremo ao outro, e vi com os meus próprios olhos que a cidade está em festa. Até a minha rua – quem diria – está tomada de rubro-negros! Parece que uma onda flamenguista contagiou a Cidade Maravilhosa. Também, pudera, somos os verdadeiros “Reis do Rio”: penta-tricampeões, o clube que mais títulos conseguiu até hoje no Campeonato Carioca! Pouca coisa, muito pouca coisa…

O mais impressionante disso tudo não é propriamente o time do Flamengo. Sou da opinião, compartilhada por outros rubro-negros como eu que tiveram a benção de ver Zico, Andrade, Adílio, Leandro & Cia. Ltda em campo, de que um dos últimos times que melhor representou o “manto sagrado” foi o da década de 1990, campeão brasileiro, que tinha como maestro o lateral-direito e depois meio-campista Júnior, o famoso “Capacete”, expoente do imortal time de 1980 -1982, e lateral esquerdo da eterna Seleção Brasileira da Copa da Espanha que tanto encheu os olhos do mundo inteiro…

Depois disso, o Flamengo conquistou muitos outros títulos, mas sem um elenco que enchesse os olhos de torcedores como eu, fanáticos porém amantes do bom ludopédio. Para cada Sávio, Adriano e Renato Augusto surgidos, apareceram com maior frequência outros “pernas-de-pau” como Magno, Delacir, Dimba, Piá, Goeber, Léo Medeiros, Jaílton – meus queridos leitores, a lista é longa…

Voltando ao meu raciocínio, o que mais me impressiona, entra ano e sai ano, é a força da torcida – a famosa “Nação Rubro-Negra”, a única nação que cabe dentro de um país! Apesar de extremamente exigente, quando confiante, ela “abraça” o time e enche os estádios, lotando o Maraca, gritando a plenos pulmões e balançando a auto-confiança dos adversários – perguntem a qualquer jogador de times rivais o que é jogar contra o Mengão em um Maracanã lotado…

Foi essa torcida que me fez cair de amores pelo Flamengo, e até hoje (depois de velho!) ela me emociona quando vejo a festa nas arquibancadas, o esplendor do desfraldar das bandeiras, o vigor e criatividade das coreografias, o canto sacana e irônico contra os adversários, e cantado a plenos pulmões quando o negócio é “empurrar” o time para a vitória. E, também me emociona a Charanga de Jaime de Carvalho, a nos relembrar dos tempos onde o futebol era mais amor e menos business, com a “bandinha” a tocar sem parar as eternas marchinhas de carnaval de Braguinha e Ary Barroso, além de hinos como Cidade Maravilhosa e Uma Vez Flamengo, Sempre Flamengo…

Foi essa torcida que, mais uma vez, eu vi ao longo do dia de hoje: na padaria de manhã, na banca de jornal, no calçadão da praia, no chope no boteco da esquina, dentro e fora do Maracanã, nos bares e em frente aos telões espalhados na cidade, ao explodir de emoção a cada gol, a roer de unhas a cada gol adversário, ao vibrar a cada defesa do nosso goleiro, e na esfuziante alegria na hora de gritar, com toda a força do mundo, É CAMPEÃO!!!

O meu time do coração é, a partir de hoje, o que mais títulos conquistou em toda a história do Campeonato Carioca. É o verdadeiro “Rei do Rio”! É, também, Penta-Tricampeão! E, contrariamente ao que adversário pensava, VICE SÃO ELES, e não o nosso glorioso técnico…

Desculpem meus amigos, mas preciso interromper a escrita pois está na hora de voltar à rua para comemorar o título com a torcida. Amanhã, a vida continua, tenho trabalho pela manhã, viagem a São Paulo na hora do almoço, trabalho na terra da garoa à noite. Mas, parodiando o poetinha, que essa noite mágica seja eterna enquanto dure…

Uma vez Flamengo, Flamengo até morrer!!!

  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

