Início > Flamengo, Futebol, Maracanã, Rio de Janeiro > MEU PRIMEIRO FLA – FLU

MEU PRIMEIRO FLA – FLU

Ontem, ocorreu um dos mais famosos clássicos do futebol brasileiro: o ancestral Fla-Flu, acontecimento que, segundo Nelson Rodrigues, “começou 40 minutos antes do Nada”, isto é, antes da Criação do Mundo…

Noves fora, todo Fla-Flu evoca as minhas lembranças mais queridas, posto recordar o meu querido pai – um tricolor de quatro costados, e que infrutiferamente tentou me converter ao rol de apaixonados pelo clube das Laranjeiras…

Na primeira vez que fui a um jogo no Maracanã, meu pai me levou para ver um Flamengo e Fluminense, na decisão da Taça Guanabara de 1984. Naquela tarde, o Maraca estava engalanado, completamente lotado (quase 100.000 torcedores), para acompanhar o embate envolvendo os dois maiores times de futebol que já vi jogar na minha vida (excetuando-se a Seleção Brasileira de 1982): o Flamengo – Campeão do Mundo e Campeão Brasileiro – de Fillol, Jorginho, Leandro, Mozer, Andrade, Bebeto, Nunes e Adílio, e o Fluminense de Aldo, Duílio, Ricardo Gomes, Branco, Romerito, Assis, Washington, Tato, Leomir e Jandir – que, inclusive, tinha sido Campeão Brasileiro no primeiro semestre, em uma final contra o Vasco da Gama. Ou seja: uma peleja memorável…

Fiquei abismado com o gigantismo do estádio, bem como a festa de ambas as torcidas. O vapor branco que emanava das arquibancadas, graças ao pó-de-arroz, dava uma aura celestial, quase espiritual, ao clube das Laranjeiras. Já o entusiasmo da torcida rubro-negra, seus rojões e desfile de bandeiras, além da famosa charanga, me conquistaram de vez. Entre a aristocracia tricolor e o entusiasmo do povão, preferi ficar com esse último, e desde então tornei-me Flamengo de coração…

Mal sabia que, apesar da rivalidade entre os dois times, uma admiração se tornava cada vez maior entre eu e meu pai. Não apenas uma ligação filial, mas também um forte vínculo afetivo entre um homem já experimentado pela vida e um garoto que, mal saído das calças curtas, adentrava ao mundo dos adultos encantado com o pulsar da vida, desfraldado em cada bandeira, em cada faixa, em cada grito de guerra de ambas as torcidas…

Em tempo: nesse dia, o Flamengo ganhou de 1 X 0, com gol de Adílio, um dos maiores craques rubro-negros de todos os tempos, levando-o a conquistar o caneco da Taça Guanabara. No entanto, o Fluminense martelou até o fim o gol do time da Gávea, o que enobreceu ainda mais o título. Até hoje, imagens desse jogo memorável emergem em minha memória…

Tudo isso para dizer que, ontem, mais uma vez, ocorreu um Fla-Flu. O Flamengo ganhou de 1 X 0, com um gol do lateral esquerdo Juan, garantido o direito de disputar a final da Taça Rio com o Botafogo. Tudo isso pouco importa…

O mais importante é que, quando os dois times entram em campo, vem uma forte lembrança de meu pai e de seu inseparável radinho de pilha. Como ele, me acostumei a escutar as resenhas esportivas no rádio, os debates e escaramuças entre os adversários na semana do jogo, o que acaba tornando a cultura do futebol tão peculiar e singular. Ontem, me senti ao seu lado, explicando-me cada detalhe do jogo, cada jogador, cada equipe, cada marcação duvidosa de faltas, bem como a história vitoriosa de cada clube.

Cada vez que há um Fla-Flu, a figura de meu pai se torna muito próxima para mim, assim como o seu amor pelo chorinho, pela Portela e pela Educação. Como sempre, é impossível não me emocionar. E, cada vez que isso ocorre, sinto o quão ele foi importante na minha vida…

Ficha técnica do jogo:

Flamengo 1 x 0 Fluminense

Campeonato Estadual – 1º Turno – Taça Guanabara

23/09 – Estadio: Maracanã – Rio de Janeiro

Flamengo: Fillol, Jorginho, Leandro, Mozer, Adalberto, Andrade, Elder, Tita, Bebeto, Nunes e Adilio.
Fluminense: Paulo Victor, Aldo, Duílio, Ricardo Gomes, Branco, Jandir, Delei, Assis, Romerito, Washington e Tato.
Gol: Adilio (aos 20 minutos do primeiro tempo).
Público: 99.898
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

