Inicial > História Contemporânea, Livro, Política, Relações Internacionais > RETROSPECTIVA 2008: LIVROS – HISTÓRIA, POLÍTICA E RELAÇÕES INTERNACIONAIS

RETROSPECTIVA 2008: LIVROS – HISTÓRIA, POLÍTICA E RELAÇÕES INTERNACIONAIS

Caríssimos leitores, eis esse Escriba aqui de volta após um tempo razoável sem postar – culpa de uma rotina absurda e extenuante de trabalho, com um monte de compromissos a serem cumpridos (artigos a publicar, aulas a serem preparadas, reuniões de trabalho, revisões de livros, além de outras atividades profissionais).

O ano de 2008 já encerrou há cerca de um mês, e aproveito a oportunidade para iniciar uma série de posts onde comento alguns livros e CDs que me impressionaram no ano passado. Começo a série com livros de História, Política e Relações internacionais, para depois abordar outras áreas (Marketing e Negócios, Educação e Psicologia, Literatura). Nem preciso dizer que recomendo fortemente a sua leitura…

1. Alberto Carlos ALMEIDA. Por Que Lula? O contexto e as estratégias políticas que explicam a eleição e a crise. Rio de Janeiro: Record, 2006 – Um livro interessante, raro por essas bandas, que explica o cenário político que permitiu a eleição do primeiro torneiro mecânico ã Presidente da República. O autor, além de professor universitário, trabalhou em vários institutos de pesquisa de opinião pública e eleitorais (DataUff, FGV e atualmente no Ipsos), e sua argumentação é sustentada por várias pesquisas realizadas durante o segundo mandato de FHC e o cenário político vigente no contexto político das eleições presidenciais de 2002. Muito interessante e elucidativo.

2. Alberto Carlos ALMEIDA. A Cabeça do Brasileiro. Rio de Janeiro: Record, 2007 – Obra mais recente do mesmo autor, que é um verdadeiro diagnóstico sobre as atitudes, crenças e valores do brasileiro frente a uma série de questões éticas, comportamentais e atitudinais (corrupção, governo, patrimonialismo, sexualidade, família, preconceito racial e de gênero, casamento, homossexualismo, etc.). Os dados foram retirados do levantamento da PESB (Pesquisa Social Brasileira), realizada no final de 2002, procurando mapear os core values da sociedade brasileira. A inspiração teórica veio das obras do antropólogo Roberto da Matta. Imprescindível para quem trabalha com pesquisas de mercado e de opinião pública. Leitura obrigatória para quem quer entender a mente do brasileiro. Imperdível para quem, como eu, é apaixonado por esse país chamado Brasil.

3. Georges CORM. Le Proche-Orient Éclaté (1956 – 2007). Paris: Gallimard, 2007Tour de force de um dos maiores intelectuais libaneses da atualidade. Ex-ministro da Economia do País do Cedro, Corm faz um relato incrivelmente detalhado das idas e vindas da política dos países árabes para com Israel, os EUA, a Europa e a antiga URSS. O livro abrange um período histórico que vai desde a nacionalização do Canal de Suez (realizada por Nasser em 1956), passando pelos conflitos árabe-israelenses, as guerras civis libanesas, a Revolução Iraniana, a Guerra do Golfo, os Acordos de Oslo, até os dias de hoje. Leitura obrigatória para quem quer entender as raízes históricas dos conflitos atuais do Oriente Médio.

4. Georges CORM. Le Liban Contemporain: Histoire e société. Paris: La Découverte, 2005 – Dado a minha história recente com o Líbano, este livro foi recomendado por um amigo intelectual de origens libanesa, a partir de um pedido meu. Recomendado para quem quer entender a história do País do Cedro, suas relações com o mundo árabe, sua turbulenta política interna, suas sucessivas guerras civis, a turbulenta constituição de sua identidade enquanto nação, bem como a posição estratégica do país situado como interface entre o Oriente e o Ocidente.

5. Robert FISK. Pobre Nação: As guerras do Líbano no século XX. Rio de Janeiro: Record, 2007 – Obra já resenhada aqui no blog, dado o considerável impacto que exerceu sobre o meu entendimento a respeito da segunda guerra civil libanesa (1972 – 1991). Para quem quer entender como a política interna libanesa é reflexo da política externa tanto da superpotência norte-americana quanto das potências regionais (Israel, Síria, Egito, Irã e Arábia Saudita), além do esvaziamento do poder europeu na sua outrora região colonial. É um calhamaço, mas vale muito a pena!

6. Albert HOURANI. Uma História dos Povos Árabes. São Paulo: Companhia das Letras, 2007 (publicado originalmente em 1991) – Um clássico sobre a constituição histórica da sociedade árabe desde os tempos tribais, passando pela ascensão do profeta Maomé e a constituição do Islã, sua sangrenta luta sucessória, a Era dos Califados, o tempo das Cruzadas e a relação turbulenta com o Ocidente até os dias de hoje. Imperdível para qualquer interessado na história do Oriente Médio e do mundo árabe.

7. Ali KAMEL. Sobre o Islã: A afinidade entre muçulmanos, judeus e cristãos e as origens do terrorismo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2007 – Obra pequena, porém bastante didática, a respeito das relações teológicas, políticas, sociais e culturais entre as três religiões monoteístas (Judaísmo, Cristianismo e Islã). Apesar de algumas questões ficarem de fora ou serem tratadas de maneira superficial, é bastante interessante para quem desejar iniciar os seus conhecimentos sobre a região mais turbulenta do planeta.

8. Parag KHANNA. The Second World – Empires and influence in the new global order. London: Allen Lane, 2008 – Em tempos de questionamento do poderio norte-americano, da tentativa de reafirmação política da União Européia, da ascensão da China e do ensaio russo de retorno à arena gobal, esse livro foi muito comentado no ano passado em todos os cadernos de leitura e periódicos especializados. Bastante factual, Khanna nos envolve com uma linguagem bastante acessível e uma abordagem bastante pragmática sobre a emergência de novos pólos de poder no sistema internacional. O livro repousa na tese da ascensão dos países do chamado Segundo Mundo (as potências emergentes de âmbito regional, dentre as quais encontra-se o Brasil), seu papel no mundo contemporâneo e seu impacto na teia de relações de poder no Sistema Internacional de Nações. Muito interessante!

9. Michael B. OREN. Seis Dias de Guerra: Junho de 1967 e a formação do moderno Oriente Médio. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004 – A despeito de não ser um livro recente, trata-se de uma bela história da Guerra dos Seis Dias contada pelo lado israelense, que traz inúmeros detalhes dos bastidores internacionais que cercaram um dos confrontos decisivos da história recente do Oriente Médio. Além disso, mostra como Israel foi, desde o início, gestado desde o início como bastião do poder ocidental contra o nacionalismo árabe e o comunismo soviético na região,ãs custas do sentimento de culpa ocidental a respeito da tragédia do Holocausto. Um belíssimo livro.

10. Laurence WRIGHT. O Vulto das Torres: A Al-Qaeda e o caminho até o 11/9. São Paulo: Companhia das Letras, 2008 – Imprescindível para quem quer entender a emergência de Osama bin-Laden, desde o iníco de sua trajetória como o desajeitado filho de um empreiteiro saudita riquíssimo que, temente a Deus e ávido por uma jihad, vai até o Afeganistão lutar contra o domínio soviético, até tornar-se o operador eficiente que consegue infligir à superpotência mundial o maior ataque ao seu território desde os bombardeios de Pearl Harbor. Tétrico, lúgubre, mas obrigatório.

11. Fareed ZAKARIA. O Mundo Pós-Americano. São Paulo: Companhia das Letras, 2008 – Em tempos de Barack Obama, vale a pena ler esta pequena obra que discute os possíveis rumos a serem tomados pelos Estados Unidos no terceiro milênio. Um livro que resgata a tese do smart power (poder inteligente) – uma combinação entre hard (poderio militar) e soft power (poder de persuasão e de influência) – levantada pelo cientista social Robert S. Nye. Além disso, o autor é um dos darlings da intelectualidade americana, e seus pontos de vista têm inspirado as políticas adotadas pelo Partido Democrata no alvorecer de um novo mandato presidencial. Recomendado para quem quer exercer um pouco o dom da futurologia.
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário