Início > Comportamento do Consumidor, Estratégia, Marketing, Telefona Móvel, Tendências de Consumo, TI > TÁ DE OLHO NA INTERNET? VOCÊ NÃO VIU AINDA O CELULAR…

TÁ DE OLHO NA INTERNET? VOCÊ NÃO VIU AINDA O CELULAR…

Domingo, por definição, é um dia modorrento – especialmente quando graça o calor infernal que vem acomentendo esse verão aqui na Cidade Maravilhosa, pelo menos nesses últimos dias. Além disso, com o feriado de terça-feira, parece que todo mundo sumiu do Rio: ruas vazias, trânsito calmo, não há tumulto – exceto na orla das praias, para onde todos acorrem (ricos, pobres, locais, turistas, homens, mulheres, adultos, crianças, aborrecentes) em busca de algum suspiro de refrescância…

Depois da característica “lerdeza” pós-almoço, resolvo colocar a leitura em dia e me deparo com várias coisas interessantes. Uma delas, uma matéria muito interessante que saiu na última edição da revista Exame. Apesar de ser uma coisa óbvia, nada melhor do que os números para chamar a nossa atenção…

Enquanto o mercado de internet no Brasil atinge cerca de 40 milhões de usuários, o seu equivalente no âmbito da telefonia celular abrange atualmente mais de 140 milhões de brasileiros (!!!). Tudo isto nos diz que o futuro da internet irá caber cada vez mais, para além dos notebooks e desktops, na palma da mão dos nossos smartphones.

E o mais interessante disso tudo diz respeito à questão dos sistemas operacionais – leia-se os softwares embarcados nesses “aparelinhos inteligentes”. No âmbito dos computadores de mesa e portáteis, há uma já consolidada situação de monopólio por parte das onipresentes “janelinhas” – apesar do heróico esforço da Apple e do Linux, e do monumental “mico” que é o Vista. No entanto, quando o assunto é o software para telefones celulares, o estado da arte é muito mais movimentado e dinâmico.

A atual líder de mercado – que também é líder mundial de aparelhos – é a finlandesa Nokia, cujo sistema operacional Symbian está presente em aproximadamente 49,8% dos smartphones do mundo inteiro. No entanto, esta vem perdendo velozmente terreno para os seus concorrentes: a canadense Research In Motion (dona do Blackberry, com 15,9% de market share), a californiana Apple (detentora de 12,9% de mercado com o seu sistema Mac OS X) e o não tão ameaçador Windows Mobile do pessoal das “janelas” (com 11,1% de share). Vale lembrar que o Mac OS X, o sistema operacional do iPhone, foi o que obteve o maior crescimento no segmento (cerca de 327,5% entre 2007 e 2008), graças ao sucesso do charmoso “aparelinho” da Apple.

A coisa por aqui, então, vai ficar ainda mais animada, com a crescente adoção dos smartphones por parte dos usuários brasileiros e da ampliação da comercialização do iPhone, disponível em várias operadoras de telefonia celular tupiniquins.

De olho nesse mercado, todas as players alimentam constantemente seus portais na internet para que os usuários possam “baixar” – de maneira gratuita ou paga – para os seus respectivos aparelhos diversos aplicativos baseados nas plataformas disponíveis no mercado. Isso significa que o segmento de softwares desenhados para telefones celulares está em plena ebulição, dado o crescimento da curva de adoção destes sofisticados aparelhos com funcionalidades cada vez maiores – e interfaces cada vez mais fáceis de utilizar.

Várias empresas brasileiras – MTM Tecnologia, Evermobile, Hands – estão ousando “surfar” na crista da onda em plena recessão mundial (ooppps, a famosa “marolinha” do Lula). Isso significa que o foco de escrita de softwares está mudando do mundo dos usuários corporativos, outrora dominantes no universo dos smartphones, para o dos usuários finais (mais uma vez, Steve Jobs tinha razão quando resolveu lançar o iPhone). Daí, um sem-número de jogos para celular, aplicativos de entretenimento e de compartilhamento de mídia estão sendo desenvolvidos para atender a sanha de consumo de usuários que “baixam” freneticamente as últimas novidades para os seus respectivos “aparelinhos”.
Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: