Início > Comportamento do Consumidor, Internet, Marketing, Pesquisa de Mercado > ACESSO À INTERNET NO BRASIL CRESCE A PASSOS LARGOS

ACESSO À INTERNET NO BRASIL CRESCE A PASSOS LARGOS

Essa semana, o instituto de pesquisa Ibope/NetRatings publicou os mais recentes dados sobre a internet no Brasil. Nada que seja tão espantoso para nós brasileiros, dado o crescimento econômico que vivemos nos últimos anos, mas que nos aproxima cada vez mais dos maiores mercados mundiais situados no Hemisfério Norte.

Isso se deve, em grande parte, à explosão do mercado de computadores pessoais, que tornaram-se a última vedete do varejo brasileiro – de fato, os desktops e os notebooks tornaram-se os novos sonhos de consumo do que nós chamamos de “a nova classe média” (leia-se, a classe C), ou “os consumidores emergentes”.

Segundo dados de 2008, o universo de internautas no Brasil atingiu a marca de 43 milhões de pessoas – contra apenas 22 milhões de usuários no longínquo (!!!!) ano de 2003 -, o que excede a população total de países como a Espanha e a Argentina. A previsão é de que, em um curtíssimo espaço de tempo de no máximo dois anos, a base de internautas em nosso país “salte” para mais de 50 milhões de usuários. Isto é, um mundaréu de gente navegando na rede. E, quem cai na rede é peixe…

Acompanhando a expansão da base de usuários está o aumento do número de conexões de acesso via banda larga que, desde 2007, superaram o número de usuários de conexões discadas. Para as famílias cuja renda é superior a 5 salários mínimos (acima de R$ 2.000), o acesso via banda larga atinge a cifra de 57% desse universo, tornando-se uma realidade de fato.

Outros dados interessantes foram levantados pela empresa de pesquisa Pyramid Research, que foram publicadas no periódico Valor Econômico dessa última terça-feira. O levantamento foi realizado em setembro do ano passado com 416 entrevistados, sendo que 80% eram maiores de 18 anos e 73% com escolaridade média ou superior. Os principais locais de acesso à internet foram, em ordem decrescente, na residência (59%), no trabalho (21%), em cibercafés/lan houses (15%), escolas/faculdades (4%) e telecentros (1%). Além disso, 44% dos entrevistados afirmaram acessar a rede diversas vezes ao dia, contra 20% que a acessam um ou dois dias na semana, e 19% que a acessam pelo menos uma vez ao dia.

É notória preferência do internauta brasileiro pelos sites de relacionamento e ferramentas de compartilhamento de conteúdo, tais como os popularíssimos blogs – é nós na fita!!! – e fotologs. O estudo reafirmou essa tendência, ao rastrear os sites de ferramentas de comunicação mais acessados: Orkut (com 27% de preferência dos usuários da rede), MSN (22%), Hotmail (19%) e Youtube (9%). Entre os sites brasileiros, aparecem UOL (com 3%), IG (2%), Terra (2%) e BOL (com 1%).

Em termos de ferramentas de comunicação, o nosso navegante utiliza de maneira mais intensiva recursos como o envio de mensagens instantâneas (76%), as redes sociais (74%) e o envio de e-mail (71%), seguidos de compartilhamento de fotos e vídeos (30%), salas de bate-papo (13%) e fóruns (apenas 6%).

No que toca aos sites de entretenimento, os mais populares foram o Emule (20%), o Youtube (14%), o Baixaki (13%) e o Google (11%). Os tipos de entretenimento mais buscados na rede pelos nossos usuários são músicas (87%), vídeos (32%), fotos (23%), sistemas (20%), filmes e seriados de televisão (16%) e jogos (12%).

Já os sites de informação/conteúdo preferidos pelos nossos internautas foram o Google (com espantosos 73%), o UOL (31%), o Globo (28%) e o Terra (24%). Em termos de preferências de informação, o usuário brasileiro busca na internet notícias locais diárias (88%), entretenimento (40%), educação (38%), informações profissionais e mapas (ambos com 37%), dicas de finanças e viagens (empatados com 15%).

Por fim, os sites de comércio eletrônicos mais acessados são Submarino (26%), Americanas (21%), Mercado Livre (10%) e Saraiva (9%).
Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: