Início > Ciência Política, Guerras, Relações Internacionais, Sociologia > MORRE O TEÓRICO DO "CHOQUE DE CIVILIZAÇÕES"

MORRE O TEÓRICO DO "CHOQUE DE CIVILIZAÇÕES"

Aproveitando o surto de coincidências, morreu nesta última quarta-feira o cientista político norte-americano Samuel P. Huntington. O autor assombrou o mundo ao lançar, em 1996, um polêmico livro intitulado “O Choque de Civilizações e a Reorganização da Ordem Mundial”, propondo que os conflitos internacionais pós-Guerra Fria não seriam mais entre estados organizados e seus interesses, mas sim envolvendo questões religiosas e culturais entre as grandes civilizações.

Para Huntington, essas grandes civilizações seriam o Ocidente (Europa e Estados Unidos), a América Latina, o Islã, os Africanos, os Ortodoxos (a Rússia dentre eles), os Hindus, os Sinos (China, Coréia e Vietnã) e o Japão.

Muito popular após os atentados de 11 de setembro de 2001, tendo em vista que os seus pontos de vista foram adotados pelos falcões e neoconservadores que povoaram o governo W. Bush, as teses de Huntington foram perdendo força com o surgimento de novas abordagens sobre o funcionamento do sistema internacional, cujo eixo condutor gira em torno de conceitos como multipolaridade e mundo pós-americano – os seus maiores representantes são Fareed Zakaria (O Mundo Pós-Americano) e Parag Khanna (The Second World).

Nos últimos anos, o autor vinha discutindo seriamente a questão da perda da identidade americana com a “invasão” dos imigrantes latinos, tema central de seu último livro intitulado Who Are We? – The Challenges to America’s National Identity, publicado em 2004.

Samuel Phillips Huntington nasceu em 18 de abril de 1927 em Nova York, e veio a falecer em 24 de dezembro de 2008, aos 81 anos, em sua casa em Massachussetts.
Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: