Início > Brasil, Eventos > TRISTEZA, PREOCUPAÇÃO… E ESPERANÇA!

TRISTEZA, PREOCUPAÇÃO… E ESPERANÇA!

Nos últimos 2 anos tenho viajado bastante para o Estado de Santa Catarina, especialmente para a região do Vale do Itajaí. Blumenau e Joinville têm sido os meus principais destinos, mas inevitavelmente cruzo o vale todo em direção à Florianópolis, para onde todos os caminhos convergem…
Trata-se de um Brasil bastante diferente do nosso – do meu, especificamente, um urbanóide estressado e mal-humorado por natureza, habitante do Rio de Janeiro, a Cidade Maravilhosa, de tantos contrastes e riquezas, verdadeiro purgatório da beleza e do caos (valeu Fausto Fawcett!)…

É um Brasil mais organizado, limpo, ordeiro, que acorda cedo para trabalhar e recolhe-se mais cedo ainda para descansar. Sua tonalidade é mais loira, de aspecto frio e úmido, com sobrenomes deliciosamente impronunciáveis, cuja paisagem é pontilhada por chalés alpinos e casarões um tanto o quanto imponentes – e ao mesmo tempo decadentes. O trânsito é muito menos hostil (amigável até), o clima é ameno, as confeitarias e os cafés são convidativos aos prazeres gastronômicos, a culinária é divina, MAS A CERVEJA… é um caso de amor à parte!

Para quem é um carioca da gema, como esse Escriba que vos fala, a princípio as pessoas que lá habitam parecem um tanto o quanto “frias”, “distantes”, “reservadas”. Tudo estereótipo, em minha opinião: após um breve período de “degelo”, as pessoas de lá são animadas, amistosas, carinhosas e atenciosas. Fora as mulheres, que são lindíssimas…

É com estas pessoas, e em especial com os meus alunos, que eu estou preocupado. Vendo as notícias que chegam pelo noticiário a respeito das enchentes na região, fico profundamente entristecido pela destruição de uma região tão linda quanto aquela. Fico querendo notícias deles, se eles estão bem, assim como os seus familiares e amigos. Tenho-os em meus pensamentos, rogando pela sua segurança e integridade. Bens materiais vêm e vão – easy come, easy go, como diriam os ianques -, mas as pessoas são queridas, especialmente quando elas nos remetem à belas recordações, como é o caso das aulas que lecionei nas turmas de Blumenau e Joinville…

Saibam que, mesmo distante, esse Escriba que vos fala está irmanado com vocês nestes momentos difíceis. Tenham fé, força e disposição, pois após a tempestade há sempre a bonança – e precisamos estar firmes para tocar as nossas vidas…

Espero que todos vocês estejam bem, e logo já estarei de volta para revê-los, bem como estar novamente nessas cidades tão lindas como as de vocês…

Com carinho,

José Mauro Nunes
Anúncios
Categorias:Brasil, Eventos
  1. Tiago
    novembro 28, 2008 às 10:28 pm

    José Mauro, meu nome é Tiago e tive aula com você no MBA de Vendas em Blumenau. Gostaria de agradecer as palavras para com a gente e comunicar que praticamente todos em nossa turma escaparam imunes a essa tragédia. Alguns sofreram com um dano material algo assim, mas nada que se compare a mais de centena de pessoas que perderam a vida. Lhe digo uma coisa, o que todos vêem na TV é muito menos, muito menos MESMO, do que realmente aconteceu aqui. Gostaria de deixar um site onde a defesa civil aqui de SC divulga as contas para ajuda do Brasil: http://www.defesacivil.sc.gov.br Grande abraço e até a próxima!

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: