>UMA VODKA FEITA DE UVA?

>

A princípio, isso soa uma heresia, posto que determinadas bebidas estão associadas a determinados tipos de ingredientes. Por exemplo: o malte (para o uísque), a cevada (para a cerveja), o melaço (para a cachaça e o rum), a batata (para a vodka), e a uva (para o vinho e seus destilados, como o cognac e a grappa).

No entanto, o enólogo francês Jean-Sébastien Robicquet resolveu desafiar essa tradição, ao elaborar uma delicada vodka com o sugestivo e abstrato nome de Cîroc – considerada pelos conaisseurs como a “Ferrari” das vodkas -, feita a partir de uvas cultivadas no sudoeste da França – próximo ao local onde está situada a tradicionalíssima região de Bordeaux, produtora de verdadeiras obras-primas da vitivinicultura mundial, como os Grand Crus Classés bordaleses…
A vodka é uma bebida polêmica, que desperta amores e ódios entre os apreciadores de um bom destilado. Para alguns, como os apreciadores das “top de linhas” russas e polonesas, ela é uma bebida suave e delicada – apesar de seu teor alcóolico elevado -, podendo apresentar nuances diversificadas de sabor dada a sua textura untuosa e cremosa (especialmente quando congelada). Além disso, é uma bebida versátil, podendo ser combinada com outros destilados e fermentados, além de sucos de frutas, criando cocktails inventivos e saborosos. Também conta a sua neutralidade de sabor, o que a habilita ainda mais para ser um bebida com a vocação de ser combinada com outras.
Para os seus detratores, no entanto, a vodka é uma bebida sem personalidade, sem aromas, sem caráter, vazia e extremamente alcóolica. Enquanto isso, para os bebedores compulsivos, a sua principal vantagem é não deixar um hálito de álcool muito pronuciado no palato – sob esse ponto há controvérsias…
Feita com as uvas Mauzac Blanc e Ugni Blanc, cultivadas em vinhedos das regiões de Gaillac e Cognac, a vodka Cîrok é a mais nova “queridinha” dos bares hypes da moda em Paris, Londres, Milão, Nova York e São Paulo. Posicionada como uma bebida aspiracional e de luxo, ela é destilada cinco vezes em alambiques de cobre, em processo semelhante a elaboração de outra “pérola” do vinho, o cognac
A complementariedade entre as castas também é importante no processo de elaboração da bebida. Enquanto a uva Mauzac Blanc, cultivada em terrenos montanhosos repletos de rochas, argila e calcário, contribui com seus aromas cítricos e de maçãs, a Ugni Blanc é uma uva neutra, que ajuda a dar consistência e corpo à bebida.
O nome Cîroc, que faz parte do portfólio de brands do conglomerado britânico Diageo, é produto da junção de duas palavras francesas: “cîme” (alto da montanha) e “roche” (rocha). Além de sua inusitada elaboração, outro diferencial é a sua garrafa elegante e sofisticada – aliás, uma tradição no setor, dada a sueca Absolut, sua principal competidora – marcada por um fundo e um detalhe em azul, representando o “ouro azul” – um pigmento pastel que era típico do sudoeste da França na Idade Média.
Vale lembrar que a Diageo é líder mundial em bebidas destiladas, e possui um vasto portfólio de marcas mundialmente reconhecidas como sendo de qualidade em vários segmentos como cervejas (Guiness e Kilkenny), champanhes (Dom Pérignon e Moët & Chandon), cognacs (Hennessy), gins (Gilbey’s, Gordon’s e Tanqueray), licores (Baileys), tequilas (José Cuervo), vodkas (além da Cîroc, a Smirnoff), whiskeys (Bell’s, Buchanan’s, Bushmills, Black & White, Cardhu, Haig, J & B, Johnnie Walker, Old Parr, White Horse) e vinhos (Periquita).
Seja a vodka Cîroc fruto – ou não – de uma belíssima estratégia de marketing (provavelmente sim!), me deu uma tremenda vontade de degustá-la. Como estarei em São Paulo na semana que vem, acho que vou dar uma passadinha em um barzinho descolado da capital da garoa para conferir se a bebida é ou não essa coisa toda que está sendo apregoada…
Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: