Início > Eventos, Pensamentos > AGRADECIMENTOS (2)

AGRADECIMENTOS (2)

A segunda bela surpresa também veio de uma turma do MBA em Marketing da FGV. Só que, agora, de uma turma do Rio de Janeiro, mais especificamente de Botafogo

Recebi a notícia que serei um dos Professores Homenageados na Cerimônia de Encerramento dos cursos de MBA da FGV no Rio de janeiro, tendo sido escolhido pelos alunos da Turma 68. Confesso que tal escolha muito me honra, especialmente pelo fato de ser um dos primeiros professores do curso – o que, convenhamos, dificulta a escolha por parte dos alunos. Por tudo isso, mais do que nunca, essa homenagem é de extrema importância para mim…

A Turma 68, composta em sua grande maioria por alunos de uma faixa etária um pouco mais elevada (só um pouquinho!), foi uma das experiências mais estimulantes e desafiadoras que tive esse ano. Uma turma heterogênea, composta por pessoas com diferentes trajetórias de vida e percursos profissionais, sempre é um desafio e tanto para qualquer professor. E percebi, desde o início, que esta era uma turma arguta, dotada de um profundo senso crítico, participativa e extremamente interessada nas discussões travadas em sala de aula. Ou seja, o verdadeiro paraíso para qualquer professor que adora uma polêmica e um debate bem fundamentado academicamente, como é o meu caso…

Anyway, tenho de confessar a minha surpresa pela homenagem, pelos motivos que listei acima. Mas, afinal, a graça da vida está em ser surpreendido por situações como essas! E, mais do que isso, ser escolhido por um conjunto de alunos com um perfil e interesses tão díspares só abrilhanta e valoriza o trabalho deles (alunos)!

Costumo dizer que o professor ideal é aquele que fomenta um espaço pedagógico o melhor possível, que permita que os seus alunos possam expressar as suas potencialidades, bem como a sua criatividade. Antes de ser um transmissor de informações, me defino como um educador, aquele que está profundamente comprometido com a construção do conhecimento, e com a ressignificação do sistema de crenças e valores dos seus alunos. Essa é a singela contribuição que um professor pode dar, e considero isso de extrema valia para a formação dos meus alunos/profissionais.

Não estou interessado em formar apenas “profissionais de mercado”, mas cidadãos-críticos, engajados com o futuro do nosso país, em busca de um destino melhor para as gerações vindouras. Eu me orgulho disso, e me orgulho mais ainda dos meus alunos. Afinal, o sucesso de um professor repousa, fundamentalmente, no sucesso dos seus alunos!

A todos vocês da Turma 68, o meu muito obrigado pela escolha! Eu posso ser o homenageado, mas o brilho, a festa e o sucesso ninguém tira de vocês! Lembrem-se: essa conquista é de cada um de vocês e, simultaneamente, é de todos vocês…

O meu mais sincero e comovido agradecimento por terem lembrado desse Escriba que vos fala, que anda pelo Brasil inteiro tentando lembrar que o futuro ocorre nesse instante, e que só cabe a nós zelar para que ele ocorra da maneira mais profícua e fecunda possível…

Sucesso a todos!!! E nos veremos na segunda-feira que vem. Faço questão de dar um abraço em cada um de vocês!!!
Categorias:Eventos, Pensamentos
  1. Anonymous
    setembro 25, 2008 às 9:37 pm

    A sua escolha, Prof José Mauro, reflete o óbvio: uma das aulas mais marcantes que tivemos em sala de aula, portanto, melhor professor!
    obrigado por tudo
    marc
    ex-representante da turma 68
    MBA Marketing -FGV
    Botafogo Rio de janeiro

  2. José Mauro Nunes
    setembro 26, 2008 às 3:34 am

    Meu caro amigo,
    Obrigado a você pelas palavras. Acredito que esse MBA serviu para muitas coisas em sua vida, e creio que a sua caminhada será consistente e de muito sucesso daqui para frente.
    Conte comigo!
    Grande abraço,
    José Mauro

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

