NESPRESSO CLUB. O QUE MAIS EU POSSO ESPERAR?

Terça-feira é costumeiramente o meu “day-off”. É um dia que eu tiro para resolver as minhas pendências particulares, ir ao cinema, ficar em casa lendo um bom livro, ou então sair e dar uma flanada pelas ruas. Aliás, foi isso o que eu fiz hoje, ao almoçar na Zona Sul da cidade, aproveitando para dar uma “esticadinha” no início de uma tarde parcialmente encoberta, mas com um sol insistente querendo se insinuar por entre as teimosas nuvens…

Aproveitei o meu dia de “flaneur” para passar na Boutique Nespresso, situada no bairro de Ipanema. Localizada na rua Garcia D’Ávila, circundada por grifes de luxo como Louis Vuitton, H. Stern e Amsterdan Sauer, o simpático e sofisticadíssimo sobrado de três andares – a primeira loja concept da marca no Rio de Janeiro – foi aberta recentemete, em dezembro de 2007. Como comprei a minha cafeteira Nespresso na semana passada – aliás, o meu último sonho de consumo, já relatado nesse blog -, aproveitei o ensejo para aprofundar um pouco mais a experiência da marca, e iniciar-me na arte de degustar um café gourmet. Nada muito penoso para alguém como eu que aprecia bons vinhos, um bom single malt, uma boa red ale e uma boa mesa…
É o que eu chamo de unir o útil ao agradável: além de “sentir na pele” a experiência Nespresso de degustação de um café de altíssima qualidade (algo imprescindível para um profissional de marketing como esse Escriba que vos fala), alia-se ao dever profissional o prazer de degustar os blends da marca, acondicionados em charmosas cápsulas de cores diversas, que são “tirados” em suas máquinas que são verdadeiras obras de arte, dado a beleza e a simplicidade do design. Ou seja, haja sofrimento…
Apesar de recente no Brasil, as Boutiques Nespresso estão presentes em quase todos os continentes – com exceção da África. A loja carioca tem um ar nova-iorquino em meio ao clima tropical, aliando a sobriedade do altíssimo pé-esquerdo com um interior clean e colorido, que ressalta e chama a atenção para as máquinas e as cápsulas de espresso. O primeiro andar é um show-room das cafeteiras e acessórios da marca (conjunto de xícaras, pratos, suportes para exposição das cápsulas, acessórios para capuccino). Já o segundo andar, super-colorido e vibrante, é reservado aos já famosos blends da Nespresso, com o colorido característico das cápsulas contrastando com a sofisticação do tom marrom que emoldura os displays de venda, aguçando a mente (e as papilas gustativas) do cliente.
Vale lembrar que, ao adquirir uma das máquinas da empresa, basta o consumidor ligar para o 0800 que automaticamente ele é cadastrado no sistema, se habilitando para ser um afiliado do Nespresso Club – presente em todas as boutiques da marca espalhadas pelo mundo. Daí, o cliente pode aproveitar as diversas promoções envolvendo o lançamento de blends especiais, novas máquinas e acessórios, bem como participar de cursos e degustações acompanhadas por experts na preciosa rubiácea. Chegando na boutique pela primeira vez, basta dar o seu nome e um cartão (ou um chaveiro) com um chip o identificará nas próximas vezes que você retornar para renovar o seu estoque de cápsulas.
No entanto, o melhor ainda estava por vir…
O último andar é exclusivo aos membros do Nespresso Club. Trata-se de um lounge dedicado ao bom e velho esporte da degustação de espressos de altíssima qualidade. Com um visual clean e decorado com extremo bom gosto, o espaço tem um balcão onde as atendentes preparam à vista dos felizardos, espressos, capuccinos e outras receitas exclusivas com os blends da marca, “tirados” nas máquinas Nespresso. É um show à parte!
A varanda do lado de fora ajuda a criar um clima de descontração e relax imprescindíveis para a apreciação de uma boa xícara de café. Diga-se de passagem, fui excepcionalmente bem atendido pela barista Jaqueline, que “tirou” um capuccino feito com o blend Ristretto – o mais encorpado de todos, e um dos meus prediletos! – verdadeiramente “dos deuses”. Simpatia, charme, descontração e uma boa conversa ajudam a incrementar a experiência de degustação de um café gourmet
Enfim, como diria um velho seriado cômico da TV brasileira, saí da boutique com a alma “lavada e enxaguada” (!!!). Apesar de não ser muito barato, valeu a pena esperar e investir na minha cafeteira. E, antes que os mais desavisados pensem que estou levando “algum” para fazer esta propaganda, de antemão digo que a estou fazendo pelo puro prazer de relatar uma experiência de início de tarde que me foi agradabilíssima. Além disso, I’m in love with my Nespresso…
Afinal, a vida é uma só, e passa muito rápido. Portanto, o negócio é aproveitá-la ao máximo, e viver intensamente as experiências que nos são proporcionadas!
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  1. claudia katia
    outubro 9, 2008 às 7:18 pm

    Olá prof.Jose Mauro,
    Sou sua aluna da turma 74 FGV(Botafogo) Marketing – Comportamento do Cons. e pesq. de Mercado e adorei conhecer seu blog, com ótimos textos…Gostei muito das “experiências sensoriais “,tanto da Nespresso como do Ice bar…muito legal mesmo…mas, acho que a Nespresso,poderia criar algo mais inusitado na sua esperiência de degustação…tipo “restaurante Dans le Noir” rsrsrs
    Grande abraço parabéns pelo blog.
    Claudia Alencar

  2. Anonymous
    outubro 14, 2008 às 1:25 pm

    Santa Maria mãe de Deus, o MEU professor, esse mesmo que ensina comportamento do consumidor, se entregou completamente ao marketing da Nespresso. Não que seja algo que poderia se classificar como ruim, mas é impressionante como uma pessoa extremamente inteligente e perspicaz decidiu tomar a pílula vermelha. Welcome to the matrix, my friend!
    E o que o senhor acha do George Clooney? Ótima escolha eu diria. Charme, elegância, exclusividade…

  3. Gabriela
    outubro 30, 2008 às 3:02 pm

    Sou cliente da loja de Barcelona há aproximadamente um ano e divido contigo as sensações. Também adoro a minha nespresso, é realmente uma invenção fantástica. A loja que frequento aqui em Barcelona está localizada numa das avenidas mais caras da cidade, a Passeig de Gràcia, e também é enorme. Eles investem pesado. Parabéns pelo post. Abraço, Gabriela.

  4. Gabriela
    outubro 30, 2008 às 3:08 pm

    PS: Olhei, por curiosidade, o preço do modelo básico da maquina aí no Brasil. Fiquei impressionada: 1.050 reais? Aqui está custando 150eur e com muita frequência oferecem ofertas de 50eur de cápsulas grátis ou outro tipo de presente (depósito de cápsula, etc.). Que pena!

  5. José Mauro Nunes
    novembro 1, 2008 às 12:47 pm

    Olá Gabriela,
    Muito obrigado pelos seus comentários. Infelizmente, aqui no Brasil, a máquina e as cápsulas da Nespresso são muito caras. Em marketing, dir-se-ia que isto faz parte de uma estratégia de “crescimento” do produto – os adotantes iniciais pagam pelo o desconto que será ofertado para os próximos clientes.
    Anyway, o café é realmente maravilhoso!
    Obrigado pelo visita, e seus comentários sempre serão bem-vindos.
    Abraços

  6. nelson
    outubro 15, 2010 às 6:55 am

    Boa noite. Café realmente maravilhoso… pretendo ainda provar todos os sabores…

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