Início > Baixa Renda, Brasil, Educação, Ensino Superior, Jovens, Pesquisa de Mercado > >JÁ NA PARTE DEBAIXO DA TABELA…

>JÁ NA PARTE DEBAIXO DA TABELA…

>

As instituições colocadas no segmento inferior no ranking do IGC também apresentam um perfil de alunato bastante elucidador das dificuldades enfrentadas em nossa Educação Superior. É digno de registro, em primeiro lugar, que apenas 9 instituições conseguiram obter o grau mínimo (nota 1) – em uma escala de pontuação que vai de 1 a 5 – no indicador divulgado pelo MEC. Detalhe: todas são instituições privadas…

A principal constatação – que é do tipo “óbvio ululante” rodrigueano – é que são compostas por elevadas parcelas de estudantes de baixa renda, oriundos das classes econômicas menos favorecidas. Vejam só os dados: 34% dos alunos matriculados nestas instituições possuem rendimentos familiares de até 3 salários mínimos, enquanto outros 31% encontram-se na faixa que vai de 3 a 10 s.m.

Além disso, quase a metade de seus alunos está matriculada nos cursos noturnos, posto que 52% dos entrevistados declarou que ou trabalham durante o curso, ou recebem algum tipo de auxílio financeiro da família, ou são responsáveis pelo próprio sustento. Justamente o inverso do que é visto nas instituições de ponta…

É a velha dialética do primo rico, primo pobre. Pelo visto, a inclusão social das classes econômicas mais baixas, obtida pela via do consumo de eletrodomésticos e eletroeletrônicos a custa de carnês e prestações a perder de vista, ainda vai demorar a atingir o segmento da educação superior. Pelo menos por enquanto…
Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: