Início > Cavalera Conspiracy, Heavy Metal, Música, Sepultura, Soulfly, Trash Metal > CAVALERA CONSPIRACY: O NOVO PROJETO DOS IRMÃOS MAX & IGOR CAVALERA

CAVALERA CONSPIRACY: O NOVO PROJETO DOS IRMÃOS MAX & IGOR CAVALERA

Aqueles que conhecem esse Escriba mais amiúde sabem do meu gosto pelo som pesado de qualquer tipo, seja ele hard rock, heavy metal, trash metal, grindcore, doom metal… Apesar de também ser um apreciador de uma boa música clássica e de jazz, de vez em quando tenho vontade de escutar uma boa “barulheira” para desopilar o fígado e botar para fora “the devil inside”…

Tive o privilégio de assistir o primeiro show do Sepultura no Rio de Janeiro, no longínquo ano de 1985, após a onda “metaleira” do Rock In Rio I, por ocasião do lançamento do EP Bestial Devastation. Eram um bando de moleques da minha idade (naquela época, bem entendido!) vindos lá das Minas Gerais, e só queriam fazer um “barulho” ensurdecedor. Nem eles, muito menos quem estava lá na platéia, tinha a menor idéia de que, anos mais tarde, os caras iriam conquistar o mundo, sendo a primeira banda de rock brasileiro a efetivamente alcançar projeção internacional.

Tudo por causa de uma série de discos excepcionais como Beneath The Remains (1989), Arise (1991), Chaos A.D. (1993) e o antológico e magistral Roots (1996). A fusão entre o trash metal, a percussão brasileira, o bailado do candomblé, o berimbau e os tambores baianos, a música dos índios dos Alto Xingu e os scratchs de hip-hop levaram à mídia a alcunhar os caras de jungle boys, projetando-os definitivamente no cenário do heavy metal mundial. A voz gutural de Max Cavalera, a bateria ensandecida de Igor Cavalera, os rapidíssimos riffs da guitarra de Andreas Kisser e o peso do baixo de Paulo Jr. formaram a marca registrada da banda. O resto, bem, é história…

Por ironia do destino, após a turnê desse álbum, os irmãos Max & Igor Cavalera tiveram uma briga daquelas, e resolveram seguir caminhos separados – para a então desgraça da Sepultribe (assim é chamada a legião de fãs do Sepultura). O primeiro formou o Soulfly, que manteve a linha trashcore de Roots, continuando a pesquisa sonora de Max envolvendo a fusão do som pesado com a música étnica, o rap, o hip-hop e o reggae -, e o segundo continuou a sua trilha com o Sepultura

No entanto, com o correr dos tempos a coisa foi mudando drasticamente. Enquanto o Soulfly decolava, o Sepultura ia afundando lentamente. Álbuns repetitivos e sem inspiração, aliado a um vocalista pouco carismático, foram arrefecendo o entusiasmo dos fãs, levando a saída do próprio Igor em 2006. Depois disso, as especulações sobre a volta dos dois irmãos em um novo projeto foram aumentando, até que se tornaram verdade…

Em 16 de janeiro desse ano, o Max postou uma notícia no site oficial do Soulfly (http://www.soulflyweb.com) anunciando não apenas o novo álbum da banda para meados do meio desse ano, como também informou oficialmente o lançamento do novo projeto dos dois irmãos, chamado Cavalera Conspiracy. A nova banda, além de Max & Igor Cavalera, ainda reúne o “azucrinado” guitarrista do Soulfly Marc Rizzo e o baixista Joe Duplantier.O primeiro álbum dos caras, intitulado Inflikted, está em fase de finalização, e o lançamento mundial está previsto para o próximo 24 de março.

Para quem quiser mais novidades sobre esse que promete ser o álbum do ano do mundo da música pesada, basta acessar o site oficial dos caras (http://www.cavaleraconspiracy.com), e ouvir o primeiro single, Sanctuary

Nem preciso dizer que esse Escriba está em festa. Finalmente, depois de uma década, vou poder ver os dois caras juntos novamente, e estou curiosíssimo para ver que tipo de surpresa eles irão aprontar. Pelo menos uma coisa eu tenho certeza absoluta: vai ser uma porrada sonora de doer os ouvidos!!!

Get Back To The Front!!!
Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: