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TIMES PAULISTAS DESLANCHAM AÇÕES DE MARKETING

A temporada de 2008 promete ser boa para os times paulistas, especialmente para os chamados “grandes” – São Paulo, Palmeiras e Corinthians (além do Santos, é claro!). Tudo porque esses clubes iniciaram o Campeonato Paulista de 2008 com os cofres cheios – até mesmo no caso do Timão, que foi humilhantemente rebaixado para a série B do Campeonato Brasileiro desse ano…

De longe, o time do São Paulo é o que mais se beneficia do uso das ferramentas do marketing esportivo. A força do tricolor paulista pode ser atestada pelo aumento de 186% da comercialização de produtos relacionados ao mais do que questionável “Penta” (?!?!) Campeonato Brasileiro (detalhe: o primeiro e legítimo Pentacampeão Brasileiro é o Flamengo!!!). 70 mil camisetas comemorativas foram vendidas, assim como 45 mil unidades do DVD do Penta. Bonecos licenciados em parceria com a Warner estão esgotados, assim como o kit com a rede do gol do Morumbi.

O aumento das vendas se deve, em grande parte, à inauguração da mega-loja da Reebok no estádio do Morumbi. No início de fevereiro, está prevista a construção do bar temático da Coca-Cola, ao lado da loja da Reebok. Ao mesmo tempo, o clube fez uma parceria com a loja Roxos & Doentes – especializada em artigos de futebol – para criar uma loja móvel. Trata-se de uma carreta de 14 metros abarrotada de produtos licenciados do tricolor paulista tais como camisas oficiais, agasalhos, bonés, flâmulas e outros itens, que estará presente em todos os jogos do time no interior do Estado. Agora, a pretensão: a meta é tornar-se o time de maior torcida do Brasil, superando o Flamengo e o Corinthians, em um intervalo de 10 anos.

Cá para nós: é muita pretensão, não acham??? É ruim, heinm?!?!?!

Outro que também está sorrindo à toa é o Palmeiras. O seu terceiro uniforme, a camisa “cheguei” verde-limão, é um sucesso de vendas, e a torcida anseia por títulos animada pelo patrocínio da montadora italiana Fiat, que injetará nos cofres do time do Palestra Itália cerca de R$ 12 milhões anuais. O time também inaugurou um espaço Vip em seu estádio – um lounge dotado de cadeiras numeradas, tvs de plasma, lanchonetes, sanitários e lojas -, com o apoio da Visa, que poderá ser alugado para coquetéis, eventos e festas. Além do mais, o Verdão receberá um aporte de cerca de R$ 40 milhões da empresa de marketing esportivo Traffic, destinado à compra de reforços para a equipe.

Da adversidade é que nascem as oportunidades. Parece que esse é o atual lema do Corinthians, time da segunda maior torcida do país (atrás do Flamengo, é claro!), que curiosamente vem faturando muito desde o rebaixamento do time para a segunda divisão do Brasileirão. Só para se ter uma idéia da força de sua torcida, após a queda para a série B, o clube vendeu 70 mil kits “Eu nunca vou te abandonar” (composto por adesivo, pulseira e uma camiseta, ao preço de R$ 44,90 cada), proporcionado uma arrecadação de R$ 3 milhões aos cofres do time do Parque São Jorge. O time lançou para o Campeonato Paulista uma ação de captação de sócios-torcedores intitulada “Fiel Torcedor”, com preços variando entre R$ 25 a R$ 55 mensais. A expectativa é que o clube consiga angariar de 100 a 150 mil sócios nessa categoria.

À reboque do Flamengo, com a Fla TV, o Curingão também lançará a sua Timão TV, que será transmitida via internet e mostrará o dia-a-dia do clube e os bastidores dos jogos.

Até os times do interior irão tirar vantagem desse movimento de injeção maciça de recursos no esporte. A empresa de telecomunicações Embratel irá patrocinar sete times que disputam o Paulistão esse ano (Bragantino, Noroeste, Grêmio Barueri, Guaratinguetá, Rio Preto e Sertãozinho), além do XV de Novembro de Jaú, que disputará a série A2 esse ano. Já os dois times de Campinas – os arqui-rivais Ponte Preta e Guarani, que vêm sendo “saco de pancadas” nos últimos tempos – serão patrocinadas pela montadora de motocicletas chinesa FYM Motors, cuja fábrica se situa na própria cidade.
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  1. Mauro Machado
    agosto 25, 2008 às 2:56 pm

    Professor, me desculpe mas o Flamentira não é penta porque quem foi o campeão brasileiro de 87 foi o glorioso Sport Club do Recife. PST.

    gnd abç,

    Mauro José
    MBA-FGV Recife

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