Início > Estados Unidos, Guerras, Marinha, Navio, Política, Porta-Aviões, Relações Internacionais > 100.000 TONELADAS DE PURA DEMOCRACIA!

100.000 TONELADAS DE PURA DEMOCRACIA!

Em lembrança ao incidente deste mês envolvendo a frota americana estacionada no Golfo Pérsico e alguns barcos de patrulha da Marinha Iraniana, um pequeno lembrete do poder de dissuasão das americans warships

Esse aí ao lado é o super-porta-aviões USS George Washington, o sexto da classe Nimitz de navios desse porte, dotado de propulsão nuclear. Ele foi entregue no dia 4 de julho de 1992 à Marinha Americana, e desde então tem participado de inúmeras missões no Mar Mediterrâneo e no Golfo Pérsico, apoiando ações de patrulha e de suporte às missões em diferentes regiões como a Bósnia, o Kosovo, o Iraque, o Afeganistão, bem como no fatídico episódio de 11 de setembro de 2001 – o trágico atentado contra o World Trade Center, em plena Nova York…
Os números dessa avassaladora máquina de guerra são assustadores: 333 metros de extensão, 78 metros de largura e 74 metros de altura (do tamanho de um prédio de 24 andares!). O USS George Washington leva consigo cerca de 80 aeronaves (entre caças, bombardeiros e aviões de patrulha), em um convés de 18.000 metros quadrados, dotado de quatro elevadores que transportam os aviões do hangar para a pista de pouso/decolagem.
Sua tripulação é de 6.250 pessoas, e serve cerca 18.000 refeições por dia. Seu custo de fabricação foi de, aproximadamente, US$ 4,5 bilhões. O selo do navio é adornado pela expressão “Spirit of Freedom” (O Espírito da Liberdade). Seus dois reatores nucleares impulsionam quatro motores que podem levar esse gigante de aço a uma velocidade de cerca de 30 nós. No deque principal, há uma placa gravada com os dizeres do Presidente George Washington (o primeiro presidente norte-americano) a respeito da importância do poder naval para uma nação: “Sem uma força naval decisiva, nós não poderemos fazer nada decisivo. E com ela, tudo se torna honroso e decisivo”…
Isso sim é que é um tremendo poder de disuasão!!! Se estivesse vivo, o almirante Alfred Thayer Mahan certamente estaria vibrando de alegria! Assim como o Almirante Chester Nimitz, o Almirante William Halsey, o Almirante Frank Fletcher, o Almirante Raymond Spruance…
Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: