UM CONVITE À REFLEXÃO…

Em tempos de atentados à bomba e violência endereçada a políticos e personalidades públicas, posto aqui um vídeo (http://video.google.com/videoplay?docid=-7106648073888697427&q=submission) para levar os meus leitores à refletirem sobre os tempos sombrios em que estamos vivendo…

Trata-se do curta-metragem Submissão (Submission, 2004), de autoria do cineasta holandês Theo Van Gogh. O argumento da película foi desenvolvido pela escritora holandesa de origem somali Ayaan Hirsi Ali, autora do livro Infiel, que resenhei no post de ontem. O filmete é uma denúncia sobre as condições de vida as quais as mulheres são submetidas nas versões mais radicais e fundamentalistas do islamismo. A beleza plástica e o tratamento das imagens falam por si só…

Bem entendido, o filme não é uma crítica ao Islã como um todo, mas a determinadas correntes que professam certas práticas ditas “em consonância” com os ditames do Profeta. Esse Escriba acredita profundamente que, tal como os outros Povos do Livro, o Islã é uma religião que professa a paz, a cordialidade e o entendimento entre os seres humanos – sejam estes fiéis ou não às revelações contidas no livro sagrado do Alcorão.

Desafortunadamente, o filme despertou reações tão extremadas que culminaram no assassinato do cineasta, quando este se encaminhava para o trabalho de bicicleta, numa manhã de 2 de novembro de 2004, em uma rua de Amsterdan, por um extremista religioso de origem marroquina. O cineasta foi alvejado com oito tiros, depois teve sua garganta cortada, e teve uma faca cravada no peito com um bilhete que ameaçava os governos ocidentais, os judeus e a própria autora do argumento do filme.

Os pensamentos desse Escriba estão em consonância com as populações do Líbano e do Paquistão, bem como os habitantes de outros países espalhados pelo mundo que desejam intensamente dias melhores para as suas vidas e para as suas respectivas famílias.

Hoje é um dia de introspecção e de reflexão. Os meus pensamentos e o meu coração estão com vocês…
Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: