Início > Airbus, Comportamento do Consumidor, Marketing, Oriente Médio, Ricos, Tendências de Consumo > ISSO SIM É COMPRA DE AUTO-INDULGÊNCIA! O RESTO É SACANAGEM…

ISSO SIM É COMPRA DE AUTO-INDULGÊNCIA! O RESTO É SACANAGEM…

Em minhas aulas, costumo dizer que uma parte significativa das compras que fazemos em nossa vida têm, como principal objetivo, presentear a nós mesmos. A explicação desse fenômeno repousa em argumentos psicológicos: é a famosa auto-indulgência, isto é, a capacidade que a aquisição de produtos e serviços tem de reforçar a auto-estima e o sentimento de gratificação por parte do consumidor. É uma forma de dizer que nós queremos o nosso bem, nós gostamos de nós mesmos, nos importamos conosco, e por aí vai…

O mecanismo funciona mais ou menos da seguinte maneira: a pessoa entra em uma loja, olha ao seu redor e diz consigo mesmo: “vou só olhar, pois isso não tira pedaço. Além do mais, estou todo endividado, cheio de contas para pagar, e não posso gastar mais nada…” Aí, vem uma promoçãozinha aqui, uma ofertazinha ali, e pimba: não resistimos e compramos! A solução para a dissonânica cognitiva que enfrentamos nessa situação é sempre a mesma: “Eu trabalho tanto! Eu mereço! Vai que eu morro, para aonde vai esse dinheiro?…” Por isso comprar é prazeiroso, a despeito das faturas de início de mês que chegam em nossas casas…

A auto-indulgência varia de acordo com os gostos, as preferências… e o bolso do consumidor. Vejam, por exemplo, o caso do príncipe saudita Alwaleed bin Talal – o 13o homem mais rico do mundo, segundo o ranking da revista Forbes

Nesta semana, durante a feira aeronáutica em Dubai, nos Emirados Árabes, o nobre saudita comprou o mega jato A380 da Airbus – o maior do mundo, já resenhado algumas vezes por esse Escriba – para o seu uso privado! O príncipe pagou a bagatela de US$ 300 milhões (!) pelo jatinho, e ainda deverá gastar cerca de US$ 200 milhões para customizá-lo, transformando-o em um “palácio aéreo” – ou será um mega big “tapete voador”?

O príncipe, um amante de aviões – ele mesmo já possui um Boeing 747-400 -, expressou o seu sentimento em relação à aquisição do novo mimo, conforme relato da CNN.com: “é como comprar um novo carro, ou uma nova TV, você sempre quer algo maior e melhor”…

É mole ou quer mais??? Enquanto isso, nós, pobres mortais, só nos resta trabalhar, trabalhar, trabalhar…

PS: Será que, um dia, o Hugo Chávez terá um jato igual a esses??? E o Lulinha, agora que estamos quase na Opep, também pensará em trocar o seu Aerolula???
Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: