Início > Brasil, Pensamentos, Política > DOMINGO É DIA DE ORAÇÃO…

DOMINGO É DIA DE ORAÇÃO…

Segundo a tradição cristã, o domingo é um dia sagrado. Sua importância é enorme para os hábitos e costumes do brasileiro…

Para os que trabalham enlouquecidamente – como é o caso desse Escriba -, é um dia de descanso e de reposição de energias para a semana vindoura…

Para outros, também é um dia de lazer. Muitos, em dias de sol como os de hoje, acorrem às praias, aos calçadões e aos parques, juntos com os seus familiares e filhos, ou até mesmo sozinhos. Para quem gosta de futebol, à tarde é certeiro: acompanhar o seu time do coração – seja no Maracanã, em São Januário, no Engenhão…

Para os mais pios, domingo é um dia devotado à oração e à reflexão. Milhares se dirigem aos céus pedindo as bençãos que possibilitem uma transformação em suas vidas e nas vidas de seus familiares… É um dia da família, do congraçamento entre os pares e os amigos, uma espécie de “reclusão em espaços públicos”, que antecede e nos prepara para os desafios da semana…

Sendo assim, como estamos no domingo, transcrevo uma pequena peça religiosa dirigida aos nossos políticos – ou melhor, aos nossos algozes… Transcrevo essa peça – uma paródia da famosa Oração de São Francisco – graças ao trabalho de adaptação feito pelo deputado federal Chico Alencar (PSOL – RJ):
A Anti-oração de São Francisco de Assis

Senhor, fazei de mim um instrumento de vosso governo,
Onde houver oposição, que eu leve adesão.
Onde houver crítica, que eu leve apoio.
Onde houver discórdia, que eu leve cooptação.
Onde houve dúvida, que eu leve as certezas do poder.
Onde houver erro, que eu leve o seu acobertamento.
Onde houver desespero, que eu leve a promessa demagógica.
Onde houver tristeza, que eu leve a alegria de ser situação.
Onde houver trevas, que eu leve a luz dos palácios.

Ó chefe,
Fazei que eu procure mais
cargos, que encargos;
verbas, que o bom verbo;
meus próprios bens, que o bem comum.
Pois é dando que se recebe,
É votando que se é contemplado, e
é aderindo que se consegue a reprodução eterna dos mandatos!
Amém
  1. Helena
    outubro 8, 2007 às 1:24 am

    Achei ótima esta paródia.

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

