Início > Educação, Maracanã, Rio de Janeiro, UERJ > INCÊNDIO NA UERJ

INCÊNDIO NA UERJ

Hoje à tarde, estava me dirigindo ao Maracanã para ver o jogo Botafogo X Goiás, passei em frente à Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) e vi o início do incêndio que afetou o bloco central da instituição. Negras colunas de fumaça vinham do segundo e terceiro andares – onde estão localizadas a Reitoria, as Sub-Reitorias e a parte de informática -, deixando o céu já nublado com uma névoa grossa e espessa…

Uma imagem melancólica, que reflete a decadência da estrutura física do local onde trabalho há pouco mais de um ano – mas que sobretudo passei a gostar e a admirar, apesar dos pesares…

Há muito tempo que a falta de investimento do Governo do Estado do Rio de Janeiro se reflete pelos corredores e andares da universidade. Para qualquer professor, aluno ou funcionário, a decadência é evidente: banheiros imundos, passarelas e praças de convivência com o concreto armado caindo e expondo a armação de ferro, bebedouros quebrados, salas depredadas, cadeiras quebradas, assaltos dentro e fora da Universidade… Não estou falando nem de falta de conforto, mas sim da ausência de uma estrutura mínima para atender as necessidades básicas de ensino, pesquisa e extensão! É de dar dó…

Além do desprezo que o Estado trata a Universidade, parcela da culpa é proveniente das sucessivas administrações incompetentes e brigas internas entre docentes, funcionários e alunos, que agravam ainda mais o quadro de desunião e dilapidação do patrimônio público. Confesso aos meus leitores que nunca trabalhei em um lugar onde Tânatos esteve (e está!) tão presente! Me parece que os interesses privados e de grupelhos particulares estão acima do interesse público, sem falar no aparelhamento partidário do movimento estudantil…

Resultado: é muito cacique para pouco índio, gerando um ambiente tóxico que é o espelho a decadência física das instalações.

Ou a universidade supera esses dilemas, com as sinecuras sendo desmobilizadas, ou então o cenário tende piorar cada vez mais…

Lembrem-se: temos eleição esse ano para Reitor e para Diretor de Unidade. Façam suas escolhas com calma e prudência, não levando em consideração os interesses pessoais de cada um, mas sim o que cada candidato pode fazer para que a Uerj retorne aos trilhos da excelência e da cordialidade acadêmicas entre os seus pares, que sempre foram as suas características mais marcantes…
Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: