Início > Brasil, Campeonato Brasileiro, Futebol, Maracanã, Rio de Janeiro > O ESCRIBA RETORNA AO MARACANÃ

O ESCRIBA RETORNA AO MARACANÃ

Cheguei de viagem ontem da bela e acolhedora cidade catarinenese de Joinville, um primor de organização germânica, com belos jardins, chalés e que respira arte e cultura – especialmente a dança, pois a cidade é internacionalmente conhecida pelo seu festival anual… Ando viajando muito, e logo que posso busco fazer algo que me propicie retornar às minhas origens cariocas, para recobrar as forças para mais uma semana puxada de trabalho e reuniões…

Fui ao Maracanã na noite de hoje, para ver a partida Botafogo X Internacional, válida pelo Campeonato Brasileiro 2007. Apesar de estar muito cansado – resultado da batida pesada de sexta e sábado -, estava seco para ir ao Maraca para ver um jogo de futebol ao vivo… Após ter sofrido com mais uma chinelada que o meu time levou – perdeu de 2 X 1 para o Palmeiras, lá no Parque Antártica – só me restou acompanhar o meu irmão e o meu sobrinho, para esquecer um pouco do sofrimento que ultimamente todo o torcedor rubro-negro vem sendo implacavelmente submetido…

O Rio de Janeiro é um cartão-postal, apesar de quem mora na cidade não prestar muito atenção nela, dada a correria do dia-a-dia… Além do mais, a violência, a falta de civilidade dos nossos concidadãos e a desordem urbana ofuscam o brilho de um local que conta com inúmeras belezas naturais e arquitetônicas. Além de sua localização litorânea, por ter sido a sede da Coroa Portuguesa e durante muito tempo a capital do Império e da República, o carioca se depara a cada esquina com prédios e logradouros históricos, que nos fazem entender um pouco melhor as nossas raízes enquanto país e povo…
Para mim, o local mais carioca da cidade é, sem sombra de dúvida, o Estádio do Maracanã. Para quem é leitor assíduo desse Escriba, já está cansado de saber que o futebol – e o Flamengo, principalmente – é uma de suas maiores paixões. O futebol, em meu entendimento, é uma das manifestações mais características da cultura brasileira, e a ida a um jogo de futebol ajuda o visitante a entender um pouco mais os hábitos e os costumes do habitante da Cidade Maravilhosa… Subir a rampa da arquibancada a cada jogo é uma imensa emoção, que me remete a minha meninice – quando qualquer pretexto era ocasião para ir ao Maraca… Portanto, quando quero voltar um pouco às minhas origens e me reencontrar, trato de correr para lá, pois me sinto extremamente à vontade naquele local…
Cedido há um mês para as partidas de futebol dos Jogos Pan-Americanos Rio 2007, o Maraca reabriu na semana passada. Fui lá conferir as melhorias feitas no estádio para receber a competição, e saí de lá satisfeito com o que vi…
O que mais chama a atenção são os novos placares eletrônicos, em número de cinco – três menores colocados no lugar dos antigos placares, e dois novos, maiores e moderníssimos. Esses últimos foram alocados atrás dos gols, e são do mesmo nível de similares que se encontram em estádios europeus. Simpáticos, informativos, bem localizados e com uma capacidade de resolução incrível, mostram diversas informações como o placar do jogo com os mascotes dos times, as escalações, as substituições, o público pagante, os resultados de jogos em andamento, e – o mais legal – imagens da torcida e do jogo em tempo real. Esta é uma inovação em estádios brasileiros, o que certamente auxilia no aumento da percepção de valor do espetáculo por parte do torcedor…
Além disso, destaque-se a presença de funcionários da Suderj entretendo os torcedores nas entradas dos túneis de acesso das arquibancadas, dando às boas-vindas animadas ao público, e organizando brincadeiras que divertem especialmente à criançada e, por tabela, os pais… Realmente, uma prova de que, quando se oferece o melhor ao cidadão, este se comporta de maneira equivalente, retribuindo o agrado recebido – uma prova de que nem tudo está perdido nesse país…
O ponto negativo é o gramado, que ainda precisa melhorar… e muito! Talvez só no ano que vem é que teremos um tapete semelhante ao que tivemos no Campeonato Carioca no início do ano…
Quanto ao jogo, este foi um tanto sonolento, e o resultado foi o empate em 1 X 1 entre as duas equipes… Uma rodada ruim para os times cariocas que, à exceção do Vasco da Gama, perderam ou empataram…
Nada disso importa mais do que o meu retorno ao local que, além de ser parte de minha história, me traz as mais belas e emocionantes recordações…
Salve Maracanã, o teu povo te saúda!!!
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

