PARECE PIADA…

Estava esse Escriba a lecionar neste final de semana em Joinville pela FGV quando hoje, ao chegar ao Aeroporto Afonso Penna em Curitiba, passei por uma situação no mínimo bizarra, para não dizer tremendamente desagradável…

Como todos que, com frequência, viajam de avião sabem – e para quem não é viajante também saiba -, voar hoje no Brasil é uma tarefa hercúlea e que exige doses cavalares de paciência dos passageiros… Especialmente após o acidente em Congonhas no mês passado, tudo travou! Deu um enguiço tamanho no sistema que, de uma hora para outra, a impressão que dá é que ou estava tudo funcionando a contento ou, então, estávamos voando em um grau tamanho de insegurança, e não tínhamos a menor consciência do fato…

Como bom brasileiro, e dado isto ocorrer em um país como o nosso – onde a “zona” e o desrespeito a qualquer padrão mínimo de cidadania é público e notório-, é óbvio que a segunda opção é a mais indicada nesse caso…
Sinal de que o meu santo protetor é forte, mas anda bastante sobrecarregado…
Ao chegar em Curitiba, a surpresa: aeroporto vazio, às moscas! E o balcão de check-in da companhia aérea na qual eu tinha uma reserva estava uma beleza, sem ninguém… O que, convenhamos, é uma raridade nos últimos tempos – especialmente na companhia de cor laranja, onde notoriamente o serviço de terra é péssimo e demorado! É a crise, pensei cá com os meus botões…
Feliz da vida, sou atendido por uma simpática moça loira, que me cumprimenta de maneira calorosa. Boa tarde – respondo – e ela retruca, Boa Taarrrdeee!!! Logo intuo – hoje é o meu dia de sorte! Avião vazio, cheio de lugares vagos para eu escolher tranquilo o melhor assento, sem ninguém me assediando nas poltronas estreitas e finas – aliás, descobri um dos motivos do lucro absurdo das companhias aéreas nos últimos dois anos: assentos com encostos tão finos tal como tábuas de madeira… Além do óbvio “conforto” proporcionado por essa medida, isso possibilita também colocar mais poltronas no avião, imprensando o povo como em um curral…

Automaticamente, como em um texto ensaiado à exaustão, falo – Janela, por favor. E a atendente retruca- Sim, senhor, poltrona 31F… Pasmo, afirmei veementemente – Mas minha filha, é a última fileira do avião, e o mesmo está vazio; além do mais, ela não reclina! Quase exasperado, pergunto – Qual o motivo? Me dê uma explicação? A atendente retruca com um texto mais automático que o meu, fruto de treinamento intensivo de call-center – Senhor, a aeronave está vazia, com bastante combustível, e por motivos de segurança não podemos remanejar os lugares pois precisamos distribuir o peso do avião de maneira equilibrada, a fim de não comprometer a segurança na decolagem e no pouso…

É epistolar essa frase, não acham???

Confesso que nunca vi uma explicação tão esdrúxula na minha vida… Tá legal, querem ganhar dinheiro às minhas custas, tudo bem! Querem me chamar de palhaço, pode espezinhar! Querem contar uma mentira, eu ouço!… Agora, evocar motivos de segurança de vôo para encobrir os erros operacionais das companhias, aí não dá! O negócio é tão sério, que os caras não têm a menor idéia sobre quem entra e sai nos aviões! Se o vôo em tela for do tipo pinga-pinga, cheio de conexões, aí é que ocorre o colapso…

Não discuti… Entrei no avião, sentei no lugar marcado, e quando o embarque foi encerrado, fui para uma poltrona livre! Posso ser bobo, mas trouxa não!
A que ponto nós chegamos nos céus do nosso país… E, pasmem, essa mesma companhia laranjinha é eleita ano após ano pelas revistas especializadas como a melhor empresa do Brasil! Só pode ser brincadeira!
Ou então, piada de salão!!!
Apertem os cintos, o piloto… ou melhor, o gestor… sumiu!!!!
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

