Início > Cultura, Identidade Cultural, Líbano, Mídia, Palestra > AGRADECIMENTO À COMUNIDADE LÍBANO-BRASILEIRA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

AGRADECIMENTO À COMUNIDADE LÍBANO-BRASILEIRA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Na última quinta-feira (09/08), tive o prazer de participar como palestrante do painel intitulado O Líbano e as Instituições Líbano-Brasileiras, realizado no simpático e acolhedor auditório do Clube Monte Líbano do Rio de Janeiro. O tema do painel era Mídia e Cultura, e tive a honra de compor a mesa ao lado do Exmo. Sr. Cônsul Geral do Líbano, Dr. Ali Daher, e do Ilmo. Sr. Presidente da Federação das Entidades Libano-Brasileiras do Estado do Rio de Janeiro (FELB-RJ), Dr. Nelson Mufarrej Filho.

Na ocasião, tive a oportunidade de realizar uma análise política da mídia global de massa, e as transformações oriundas do advento das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) no processo de produção, difusão e recepção da informação. Procurei ressaltar o fato de que diversas audiências interpretam de maneira diferenciada os signos difundidos pelas mídias de massa, além de apontar a importância da criação de novos veículos de difusão da informação, como um instrumento de afirmação dos interesses da comunidade civil organizada.

A palestra do Dr. Nelson Muffarej Filho procurou traçar um breve histórico da constituição das entidades que congregam a comunidade líbano-brasileira em nosso país, bem como o papel da FELB-RJ como vanguarda do movimento de afirmação e de expressão da defesa dos interesses da pátria libanesa e de seus descendentes no Brasil, independentemente de questões políticas, religiosas ou étnicas. Ao destacar a atuação pacífica, independente e idônea da FELB-RJ, o seu presidente apontou claramente o papel dessa entidade como vetor de agregação dos esforços dessas diferentes entidades, além de destacar sua importância na realização de seminários, simpósios, palestras, mesas redondas e eventos culturais que possam dar maior visibilidade ao País dos Cedros e sua comunidade de descendentes no âmbito da sociedade brasileira.

A palestra do Exmo. Sr. Cônsul, Dr. Ali Daher, partiu de um breve relato histórico da constituição da identidade do Estado Libanês, desde as suas origens com os fenícios, até a sua constituição atual, baseada em um regime político democrático que envolve a busca do consenso entre os diferentes atores políticos do Líbano – em linhas gerais, os cristãos, os muçulmanos e os drusos -, bem como a busca da afirmação de uma identidade árabe como ideal unificador do povo daquele país. Logo depois, foi abordado o estado atual da mídia libanesa, finalizando com a necessidade do aprofundamento das relações entre a comunidade libanesa e a comunidade líbano-brasileira.

Além do painel, nesta ocasião também ocorreu o lançamento do primeiro número do Jornal da FELB-RJ, pensado como sendo uma iniciativa pioneira de criação de um instrumento de aproximação, divulgação, congraçamento e união das diferentes entidades representativas desta fraterna comunidade. Com um projeto gráfico bastante atraente, bem cuidado e de bom gosto, além da gama de assuntos cobertos em suas páginas, a publicação pretende ser o início de um processo mais longo de aprofundamento do relacionamento entre as entidades representativas e os descendentes de libaneses, via suas entidades representativas, no âmbito do Estado do Rio de Janeiro. Como afirmou o Dr. Nelson Muffarej Filho em sua exposição, em breve outras novidades serão agregadas ao jornal, tais como os encartes regionais e o lançamento do portal virtual da FELB-RJ.

Aproveito o ensejo para expressar os meus mais altos votos de estima e consideração ao Exmo. Sr. Cônsul Geral do Líbano, Dr. Ali Daher, e ao Dr. Nelson Muffarej Filho, Presidente da FELB-RJ, pelo convite e a honra de ter participado deste significativo evento, que considero um marco na história da comunidade líbano-brasileira em nosso Estado. Gostaria de também agradecer a todos os participantes do evento, os integrantes desta comunidade, que honram o seu país de origem com sua atenção, gentileza e espírito aguerrido com o qual se posicionam diante das questões envolvendo o Brasil e o Líbano – duas fraternas pátrias.

Não tenho palavras para expressar o meu mais sincero agradecimento pelo carinho que recebi durante essa noite memorável…

Minhas cordiais saudações a todos os envolvidos e presentes neste evento.

Prof. Dr. José Mauro Gonçalves Nunes
Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: