Início > Companhias Aéreas, Marketing, Transporte Aéreo > TAM, DAC E INFRAERO: CASOS DE IRRESPONSABILIDADE SOCIAL

TAM, DAC E INFRAERO: CASOS DE IRRESPONSABILIDADE SOCIAL

Muito se fala no Brasil sobre os conceitos de responsabilidade social e ambiental, e quase todas as grandes empresas nacionais incluem em seus balanços e relatórios para os seus investidores medidas nessa área. Ter ações nesse sentido é sinal de uma gestão empresarial moderna, sustentável e alinhada com as demandas da nossa sociedade. O problema é que, como ocorre em qualquer modismo, esses conceitos são deveras amplos, permitindo uma gama de interpretações e apropriações indevidas…

Há duas semanas atrás, em Goiânia, lecionando para uma turma do MBA em Marketing da FGV, uma aluna bastante simpática e arguta me perguntou até que ponto as empresas podem utilizar essas ações como fonte de “maquiagem” para as suas próprias deficiências de governança corporativa. Afinal, o que mais se vê por aí, são empresas que ganham prêmios de melhor ambiente de trabalho, de melhores práticas sociais, de melhor cuidado com o meio ambiente, e nós sabemos que isso é pura fachada! Como disse ela, muito apropriadamente, é uma verdadeira façanha de marqueteiros – com todo o sentido pejorativo que essa palavra comporta…

A minha resposta é a mesma por todo o Brasil, e quem foi meu aluno sabe o que eu estou falando… Afinal, antes de ser um profissional de mercado, sou um educador, e tenho muito orgulho disso! Venho de uma família de professores, tudo o que eu construí até agora na minha vida veio em grande parte da atividade docente, e sou muito feliz com o que eu faço! Para que o Brasil melhore, é necessário que nós saibamos o que é correto fazer, e não o que é conveniente diante das circunstâncias… Nós, brasileiros, estamos cansados de tanta mentira, frases venais ou composições para proteger interesses excusos! Quem trabalha (ou já trabalhou) tanto em empresas públicas quanto em empresas privadas deve saber o que eu estou falando…

É preciso que se diga em alto e bom som: responsabilidade social não é só filantropia, patrocinar projetos sociais nas periferias dos grandes centros urbanos, e estabelecer parceiras com ONGs de origem duvidosa – aliás, um grande negócio nos dias de hoje…

Responsabilidade social é um conceito mas amplo que envolve a preocupação com os seus clientes (diretos e indiretos), seus funcionários, seus fornecedores, os stakeholders e a sociedade de um modo geral. Dentro de uma concepção atual de gestão empresarial, deve haver um alinhamento estratégico entre os objetivos financeiros e não-financeiros de uma organização. Mesmo que estejamos em uma sociedade capitalista, a busca desenfreada por lucro e rentabilidade nos negócios não deve se sobrepor a preocupação com os cidadãos.

Vivo dizendo em sala de aula o tempo todo: devemos ter responsabilidade com as pessoas, pois elas são a alma de qualquer atividade humana, seja ela de cunho lucrativo ou não!

Porém, não parece que isto esteja em moda no Brasil dos últimos tempos… Tome-se, por exemplo, a nossa crise aérea…

Até que ponto as companhias aéreas estão zelando pela segurança e o conforto dos passageiros? Filas intermináveis nos balcões de check-in, vôos atrasados, informações desencontradas, maus-tratos para com o cliente – lembram-se de uma campanha publiciatária recente, cujo mote era Gentileza?

Agora, como se não bastasse, sabemos que elas não dão a mínima para as vidas de seus passageiros, tão falados em seus speechs de bordo! Elas estão, pelo contrário, única e exclusivamente a fim de ganhar muito, mas muito dinheiro mesmo… E isso não vale apenas para a empresa que teve o avião acidentado em Congonhas, mas todas elas operam assim! Pergunte a quem viaja com frequência, e vocês vão ficar sabendo de histórias de arrepiar o cabelo…

Caso contrário, me dêem um motivo para esse Escriba mudar de opinião! Vamos lá, alguns exemplos de descaszo, desprezo e desrespeito:

Dane-se que o avião parta hiperlotado, com overbooking, cheio de bagagens e carga que colocam em risco as operações de pouso e decolagem!…

Dane-se que o cliente demore horas para despachar a sua bagagem no balcão de check-in!… Há duas semanas atrás, voando por uma companhia que se diz criadora de um novo conceito em transporte aéreo, demorei mais de uma hora para despachar a minha bagagem na volta de Goiânia!…

Dane-se que os aviões venham sendos usados em seus limites máximos, tendo cruzado o Brasil de ponta-a-ponta duas vezes no mesmo dia!…

Dane-se que as conexões para o Brasil inteiro sejam concentradas no mesmo aeroporto – de Congonhas -, notadamente superlotado e operando bem acima de sua capacidade plena, apenas para satisfazer a sanha do lucro máximo por parte das empresas aéreas!…

Enquanto isso, ficam os camaradas engravatados e engomados, com cara de paisagem, dizendo que tudo isso está previsto nas manuais técnicos, nas normas internacionais de segurança de vôo, e blábláblá…

E a Infraero e o DAC? É uma piada de mal-gosto, não acham? Órgão estatais por excelência, deveriam zelar pelos passageiros e cidadãos, não é? Mas, não, tem de tudo ali: corrupção, infeciência, obras super-faturadas, desmazelo, lobby para a companhias aéreas, favorecimentos pessoais, cabide de empregos… É uma festa, uma verdadeira bocada!

Enquanto isso, os palhaços aqui – eu e todos os brasileiros – pagam imposto para sustentar esses parasitas, esses vermes, esses verdadeiros lesa-pátria!

Sei não, acho que todos eles estão achando que nós temos cara de palhaço!!!

No mínimo, essa corja merece o gesto que o Assessor da Presidência fez em cadeia nacional!!! Só que para eles mesmos!!!
Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: