Início > Esporte, Jogos Pan-americanos, Maracanã > LINDA A FESTA DE ABERTURA DO PAN-AMERICANO

LINDA A FESTA DE ABERTURA DO PAN-AMERICANO

Cheguei de viagem ontem, e pude ver pela televisão a abertura dos Jogos Pan Americanos Rio 2007, realizada ontem à noite no Maracanã. Apesar dos pesares, e do grande pessimismo desse Escriba com os governantes e políticos de nosso país – em especial, os do Rio de Janeiro – a festa foi linda, digna da nossa Cidade Maravilhosa!
Para mim, carioca da gema, nascido e criado no Subúrbio, o maior símbolo do Rio de Janeiro é o Maraca! Faço uma aposta: pode perguntar isso a qualquer carioca… Muitos nunca foram ao Pão de Açúcar e o Corcovado – outros grandes símbolos da cidade – mas é raro um habitante da cidade nunca ter ido ao templo máximo do futebol brasileiro! Isso porque ir ao Maracanã no domingo é um hábito arraigado do carioca, mesmo com a falência do futebol brasileiro, a violência, o desconforto do estádio, a falta de transporte coletivo de qualidade, etc e etc.

E o Maracanã estava engalanado na festa de ontem! Todo arrumado, um show de luzes e fogos de artifício! Realmente, foi um espetáculo inesquecível, e que não deixou a dever em nada às aberturas que eu já vi de Jogos Olímpicos e Pan-Americanos. E com um plus: foi uma festa genuinamente brasileira, com toques tipicamente cariocas…

A programação musical, salvo algumas e pontuais exceções, foi de extremo bom gosto. A interpretação emocionante do hino pela Elza Soares, a bela apresentação de Chico César e o encerramento com a Daniela Mercury entoando um medley de músicas clássicas sobre o Rio – aliás, encerrar a cerimônio com Aquarela do Brasil de Ary Barroso é uma honra só!

Diga-se de passagem, a apresentação da Orquestra Sinfônica Brasileira foi muito bonita, conferindo um toque de elegância e sofisticação à cerimônia. Também, com um repertório que apresentou Villa-Lobos, Tom Jobim, Carlos Gomes e outros maravilhosos compositores brasileiros, não há a menor possibilidade de ficar não mais que belo… Foi superlativo!

Os efeitos cênicos da premiadíssima Rosa Magalhães (com os bonecos de Parintins), e o passeio pelas manifestações folclóricas do nosso país foi de muito bom gosto! Um primor! Do Bumba-meu-Boi ao Samba, do Chorinho ao Maracatu, da Folia de Reis à Vaquejada, tudo de muito bom gosto…

Os pontos baixos da abertura foram o playback dos ritmistas, e o samba feito pelo Arnaldo Antunes… Diga-se de passagem, esse Escriba aprecia muito o Titãs – especialmente os primeiros discos – e gosta muito de Arnaldo Antunes, mas não há nada mais identificado com São Paulo do que ele! Fazer o quê, o que que eu posso fazer…

E isso aí, agora são 20 e poucos dias de Pan-Demônio na cidade… Desculpem, caros leitores, o ufanismo desse Escriba, mas é que a festa foi realmente muito bonita!

O ponto alto da festa, porém, foram as vaias uníssonas do Maracanã para o Lula! Isso realmente é que é manifestação popular! Fiquei muito emocionado com tal recepção ao tal que se diz Presidente! Tão emocionado estou, que isto merece um post separado, só para dar vazão aos meus intintos mais primitivos…
Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: