Início > Gotan Project, Música, Música Eletrônica > DICA DE DVD – GOTAN PROJECT: La Revancha del Tango Live

DICA DE DVD – GOTAN PROJECT: La Revancha del Tango Live

Aproveitando o post anterior, eis que chegou às minhas mãos o DVD do Gotan Project, grupo franco-argentino que elabora uma fusão bastante interessante entre o tango e a música eletrônica. A proposta musical eu já conhecia, e como tenho simpatia tanto pelo ritmo argentino quanto pelas batidas e loops eletrônicos, o resultado é bem legal. E o DVD me agradou em muito, apesar de não ser um trabalho que chega a encantar… Correto, bem feito e profissional, mas longe de ser uma excepcionalidade.

O Gotan Project – inversão das sílabas da palavra Tango – é composto por uma célula fixa de três integrantes: Philippe Cohen Solal (pickups e efeitos), Eduardo Makaroff (violão) e Christoph H. Müller (laptops e efeitos). Além disso, ao redor desta célula se apresentam no palco um bandeonista (fundamental no tango!), uma violinista e um pianista, além de uma cantora e um casal de bailarinos. O resultado é uma música de muito bom gosto, instigante, apropriada para ouvir e viajar lembrando as velhas construções em de San Telmo, os parques e as boites de Palermo, os cafés ao ar livre da Recoleta, a agitação das grandes avenidas como Corrientes e Córdoba, os shows de tango em Almagro, a sofisticação dos restaurantes em Puerto Madero… enfim, de uma beleza reconfortante!
Contrariamente ao que os nossos hermanos porteños pensam, os brasileiros gostam muito de Buenos Aires. Eu, particularmente, adoro aquela cidade… Claro, tem seu aspecto melancólico, envelhecido, sisudo e frio para quem a conhece de início, mas depois apresenta uma tonalidade marcante de civilidade e de honorabilidade por parte de seus habitantes, mesmo nos momentos mais difíceis no final da década passada, com a crise econômica que abalou a estrutura da economia argentina… No entanto, a cultura política, o senso de cidadania e a educação dos portenhos são maravilhosos, o que nos faz perguntar até quando o Brasil irá continuar a ser o que é…
Quando penso na capital argentina, algumas coisas não saem da minha cabeça… Me lembro dos senhores e senhoras dançando tango na Confiteria Ideal – uma espécie de gafieira local – com seus ternos pretos e sapatos elegantes, trocando confidências no intervalo entre as músicas, num misto engraçado de flerte e fofoca; dos parques lindíssimos de Palermo e dos cafés ao ar livre da Recoleta (La Biela, quanta saudade!); do burburinho da feira de quinquilharias de San Telmo e do Caminito no bairro da Boca, com seus artistas de rua e seu casario colorido; da sofisticação de Puerto Madero, do Estádio da Bombonera, dos shows de tango e da Plaza de Mayo… Já estive lá duas vezes, e pretendo voltar mais algumas!
Voltando ao DVD, este foi gravado no Forum de Londres no ano de 2003, na turnê do primeiro disco do grupo, intitulado La Revancha del Tango – aliás, muito interessante por sinal! Em termos visuais, o DVD é um grande barato, pois o grupo esconde os seus músicos atrás de uma tela que serve de projeção a filmes antigos de tango, videografias e projeções que dão um efeito visual interessante ao que é apresentado musicalmente. Após uma certa altura do show, a tela é baixada e o público ovaciona os artistas, promovendo uma comunhão ímpar entre o palco e a platéia.
Já no aspecto musical, a combinação entre o tango e os ritmos eletrônicos é bastante criativa, gerando um clima cool e envolvente. O bandeonista (Victor Villena), a violinista (Line Kruse) e cantora (Veronika Silva) dão um show, trazendo emoção e sentimento proveniente de uma música tão melancólica e saudosista, que contrasta com a parede fria e cerebral das batidas eletrônicas. Resultado: a mais pura expressão da contemporaneidade. Não é à toa que o grupo é um dos preferidos dos descolados, antenados e moderninhos…
O saldo é bastante positivo, em se tratando de uma proposta um tanto quanto cerebral, posto que a música rica em texturas se desenvolve a partir de loops mais calmos, que procuram servir de pano de fundo para o colorido do bandonéon e do violino. A vocalista é uma maravilha, trazendo um misto de emoção e melancolia, proporcionando uma imagem etérea e elegantemente desesperançada. A levada jazzística do piano também contribui para a criação de um clima atual, dando uma roupagem moderna e charmosa ao tango.
Aliás, esta música é certamente uma das maiores contribuições da Argentina para o mundo, além, é claro, do doce de leite, da carne, do couro, dos alfajores da Havana, dos vinhos malbec, dos sorvetes da Freddo, das livrarias maravilhosas como a Cuspide e Atheneu
Enfim, vale muito à pena para quem gosta de música de bom gosto e, especialmente, destas misturas e fusões ousadas.
Anúncios
  1. Jorge
    junho 25, 2007 às 11:55 am

    O Gotan Project é uma grande pedida. Além de “La Revancha…”, eles lançaram “Inspiración-Espiración”, em 2004; outra bela bolachinha.Não deu para assistir ao show deles no Rio porque não está dando mais para “subsidiar” a meia-entrada dos outros (não que os outros não tenham esse direito, mas não seria o resto do público que deveria pagar por isso…). Parabéns pelo blog: informativo e divertido.

  2. José Mauro Nunes
    junho 27, 2007 às 1:50 am

    Caríssimo Jorge,
    Obrigado pelos seus comentários, pois sempre são de extrema valia e de qualidade. Daqui há pouco, estarei abrindo uma série de posts sobre rock clássico. Acho que poderemos trocar algumas figurinhas… Abraços!

  3. Thiego
    junho 27, 2007 às 4:25 pm

    Ainda não tive oportunidade de assistir ao DVD deles. Vou procurar nas lojas.
    Semana passada, eles fizeram um show, promovido pela Embaixada da França, para divulgar o novo programa da Oi FM, Françamente. Muito legal!
    Abraço.
    PS: Nada se compara ao alfajor da Havana. Tive a oportunidade de experimentar há pouco tempo o de nozes, que ainda não conhecia. Recomendo!

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: