Início > Comportamento do Consumidor, Marketing, Neuromarketing > HITACHI LANÇA "BRAIN-SCANNER" PORTÁTIL

HITACHI LANÇA "BRAIN-SCANNER" PORTÁTIL

Meu aluno Roberto Cassano da FGV do Centro (a quem eu agradeço desde já), me passou um artigo muito interessante publicado no blog Neuromarketing (http://www.neurosciencemarketing.com/blog). A empresa japonesa Hitachi lançou um brain scanner portátil, que pode revolucionar as pesquisas sobre o funcionamento do cérebro.

A geringonça utiliza uma técnica de mapeamento do cérebro baseada na mensuração de fluxo sanguíneo via múltiplos diodos de raio laser. O resultado é que o tal “aparelinho” parece um capacete retirado dos quadrinhos do Flash Gordon ou da família Jetsons

Brincadeiras a parte, esse scanner é uma revolução nas pesquisas do cérebro posto que, por ser portátil, permite que sejam feitos mapeamentos em situações da vida real – tais como, praticar esportes, estudar, assistir televisão, navegar na internet e… comprar! Eis o maior interesse deste aparelho para os profissionais de marketing: poder saber quais as áreas corticais e sub-corticais envolvidas nas decisões de compra, e se diferentes situações de aquisição de produtos e serviços acionam diferentes áreas do cérebro.

Aliás, publiquei em outra ocasião, que já sabemos que o ato de comprar em dinheiro e de comprar com “dinheiro de plástico” aciona diferentes áreas do nosso cérbero. Enquanto que na primeira acionam-se os circuitos neurais de desprazer e de sofrimento, já na segunda os circuitos que estão em jogo vinculam-se às experiências de prazer e de recompensa.

Por isso que muitos pesquisadores hoje em dia afirmam que a compra na internet é uma belíssima opção de compra por impulso…

Este é o principal objetivo desta nova área de estudos do Comportamento do Consumidor. Para os pesquisadores em Neuromarketing, trata-se de mapear as áreas do cérebro responsáveis pelos comportamentos e decisões de compra. Já não basta uma análise no nível molar (comportamento)… o que interesse agora é uma análise no nível molecular (atividade elétrica do cérebro)!

O capacete é instalado na área frontal do crânio da pessoa (na testa), que deve estar devidamente raspada a fim de permitir uma melhor passagem dos lasers ópticos. Os dados recolhidos podem ser “baixados” para um computador ou transmitidos via wireless (chique o negócio!).

Essa espécie de tomógrafo portátil é um avanço nas pesquisas sobre mapeamento cerebral, e cada vez mais os profissionais de marketing irão tomar conhecimento sobre a importância destas pesquisas.

Parece que o Big Brother do Consumidor não se contentou em olhar apenas o comportamento das pessoas; o negócio agora é penetrar nas circunvoluções do nosso cérebro!

Perguntinha: E a nossa privacidade? Estamos nos tornando cada vez mais translúcidos para nós mesmos e para os outros? Estaremos em breve relegando a lata de lixo da história das idéias a tese do solipsismo filosófico?
Anúncios
  1. Michele
    junho 1, 2007 às 2:02 am

    Olá professorrr!!!!

    Ficou ótimo o blog novo, adorei!!!
    Muito tempo que eu não comentava…virei mais vezes agora!!!

    Beijosssss!!!!!

  2. José Mauro Nunes
    junho 1, 2007 às 3:19 am

    Olá Michele, tudo bem? Que bom que vc. gostou! Venha mais vezes, seus comentários são sempre bem-vindos! Bjs!!!

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: