Início > Comportamento do Consumidor, Marketing, TI > TI COMO FERRAMENTA DE NEGÓCIOS

TI COMO FERRAMENTA DE NEGÓCIOS

Convergência é a palavra da moda nos dias de hoje. Telefones celulares, notebooks, palm tops e terminais inteligentes portáteis são cada vez mais utilizados pelas empresas a fim de proporcionar agilidade nas transações e rapidez para o fechamento de negócios.

Em um outro post no meu blog anterior, falei que os consumidores brasileiros são muito suscetíveis ao preço na compra de automóveis, em detrimento de outros fatores como marca, design e similares. Isto está levando as montadoras a investir em ações promocionais para aumentar as vendas de carros, e o principal evento adotado no setor são os chamados “feirões de automóveis”, realizados aos finais de semana nos estacionamentos de shopping centers e centros de compra. Afinal, se Moisés não vai à montanha, a montanha acaba chegando até Moisés!
O problema é que nem sempre estes locais possuem a infra-estrutura adequada para dar suporte aos negócios ali realizados. A falta de cabeamento e de conexões adequadas acaba gerando entraves a própria operação, superados pelo uso de conexões wireless e de ferramentas de TI. Especialmente quando o carro é financiado, e o consumidor acaba decidindo após ter conhecimento das taxas de financiamento ao crédito.

Demandas urgenciais dão origem à soluções inteligentes…
Segundo um artigo publicado no Valor Econômico de 22 de maio passado, uma das empresas que está atenta a estes entraves é a montadora alemã Volkswagen. A financeira do grupo desenvolveu uma solução de TI que permite aos vendedores acessar a intranet da companhia, seja no escritório, no feirão, em casa ou na rua. Basta um notebook configurado para o acesso wi-fi, uma placa de comunicação e um telefone celular.

A empresa contratou os serviços da operadora de telefonia celular TIM, e o acesso remoto utiliza a rede Edge/GPRS da companhia italiana. Sua base é o tráfego de dados, mas funciona no padrão GSM, tal como na comunicação por voz dos celulares convencionais.

Outras empresas de telefonia móvel também oferecem estas soluções, aplicadas em intensidade maior em áreas como gerenciamento das vendas, transporte de frotas, controle de estoque, dentre outras.

Como diria um articulista politico: É a convergência, estúpido!
Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: